Representações sobre corpo, gênero e sexualidades de estudantes das licenciaturas do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju

Autores

  • Helma de Melo Cardoso
  • Alfrancio Ferreira Dias

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v13i24.930

Palavras-chave:

Gênero, Diversidade Sexual, Formação Docente

Resumo

Neste texto discutimos os discursos que atravessam as representações dos estudantes das licenciaturas do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Aracaju, a respeito do corpo, gênero e sexualidades, durante o processo formativo. Nossa análise é influenciada pelos pressupostos teórico-metodológicos da abordagem pós-crítica, realizando como estratégia metodológica para produção de dados um grupo focal com a participação de cinco estudantes (quatro do gênero feminino e um do masculino). As representações das/os estudantes são atravessados pela heteronormatividade e reforçam a visão dicotômica de corpo, gênero e sexualidades, com pouca expressão de subversões, bem como a ausência dessas temáticas nos currículos dos cursos, prejudicando a disseminação de práticas formativas que desconstruam estereótipos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-10-28

Como Citar

CARDOSO, H. de M.; DIAS, A. F. Representações sobre corpo, gênero e sexualidades de estudantes das licenciaturas do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju. Práxis Educacional, [S. l.], v. 13, n. 24, p. 76-94, 2016. DOI: 10.22481/praxis.v13i24.930. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/930. Acesso em: 24 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos