Os movimentos de cultura e educação popular: escritas de uma história

Autores

  • Kergilêda Ambrosio de Oliveira Mateus
  • Aida Victória Garcia Montrone

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v13i24.938

Palavras-chave:

Campo popular, Cultura popular, Educação popular

Resumo

Neste trabalho, por meio de um estudo bibliográfico, trazemos algumas análises sobre a constituição dos distintos conceitos referentes à Cultura e Educação Popular no transcurso da história. O objetivo desse estudo é refletir sobre a importância dos movimentos de Educação Popular no Brasil e a atualidade das suas demandas, enquanto práxis de resistência e rebeldia à ordem social opressora ainda em curso. Em decorrência dos novos espaços de atuação dos sujeitos que constroem a Educação Popular apontamos a conformação de um Campo Popular onde se aglutinam distintas temáticas, mas que se interseccionem com a busca da transformação das relações de opressão sofridas por sujeitos individuais e/ou coletivos das classes populares.

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Publicado

2016-12-23

Como Citar

DE OLIVEIRA MATEUS, K. A.; GARCIA MONTRONE, A. V. Os movimentos de cultura e educação popular: escritas de uma história. Práxis Educacional, [S. l.], v. 13, n. 24, p. 202-218, 2016. DOI: 10.22481/praxis.v13i24.938. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/938. Acesso em: 24 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos