Formação profissional da educadora Maria Lília Imbiriba Sousa Colares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9387

Palavras-chave:

Biografia, História da Educação, Educação de mulheres

Resumo

O estudo trata acerca da formação educacional, inter-relacionada à atuação docente da doutora Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, professora de Santarém-Pará, que contribuiu efetivamente para a expansão da Pós-Graduação em Educação no oeste do Pará. O objetivo foi compreender a trajetória educativa de Lília Colares, com ênfase nas experiências formativas e profissionais que lhe possibilitaram galgar nível pós-doutoral e contribuir efetivamente com o contexto educacional de Santarém. Desenvolveu-se um estudo amparado na História Cultural, do tipo biográfico, que utilizou como metodologia a história oral de vida coletada por meio de entrevista via Google Meet com Lília Colares. As fontes orais foram analisadas no entrecruzamento com outras documentais e permitiram inferir, como principais resultados, que a biografada, mesmo diante de um contexto econômico restritivo e da instabilidade no tocante ao pingue-pongue familiar e da mudança frequente de escolas, conseguiu não apenas concluir o segundo grau, mas mudar-se para Campinas para cursar mestrado e doutorado, com o apoio do seu esposo. Essa experiência formativa possibilitou-lhe contribuir com o cenário educativo de Santarém, ao desenvolver projetos para fortalecer a gestão democrática e participar da implementação de cursos stricto sensu considerando a regionalidade e as dificuldades vivenciadas pelo povo paraense. Sua história, na trama de uma biografia de exceção, permite não apenas preservar a história e a memória de educadoras historicamente invisibilizadas, mas lançar lume aos obstáculos que impossibilitavam tantas outras mulheres de alcançar níveis mais altos de formação.

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Biografia do Autor

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará - Brasil

Doutora em Educação Brasileira (UFC). Professora do Centro de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades (PEMO/UECE). Editora da revista Educação & Formação. Pesquisadora produtividade CNPq.

Scarlett O’hara Costa Carvalho, Universidade Estadual do Ceará - Brasil

Doutoranda em Educação (UECE). Bolsista Capes/Funcap pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Integrante do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas, Memórias e Oralidade (PEMO/UECE).

Francisca Mayane Benvindo dos Santos, Universidade Estadual do Ceará - Brasil

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Integrante do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas, Memórias e Oralidade (PEMO/UECE).

Arliene Stephanie Menezes Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Brasil

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Integrante do Grupo de Pesquisas Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO/UECE).

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Publicado

2021-09-13

Como Citar

FIALHO, L. M. F.; CARVALHO, S. O. C.; SANTOS, F. M. B. dos; PEREIRA, A. S. M. Formação profissional da educadora Maria Lília Imbiriba Sousa Colares . Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 392-415, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.9387. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9387. Acesso em: 24 abr. 2024.