Formação profissional da educadora Maria Lília Imbiriba Sousa Colares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9387

Palavras-chave:

Biografia, História da Educação, Educação de mulheres

Resumo

O estudo trata acerca da formação educacional, inter-relacionada à atuação docente da doutora Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, professora de Santarém-Pará, que contribuiu efetivamente para a expansão da Pós-Graduação em Educação no oeste do Pará. O objetivo foi compreender a trajetória educativa de Lília Colares, com ênfase nas experiências formativas e profissionais que lhe possibilitaram galgar nível pós-doutoral e contribuir efetivamente com o contexto educacional de Santarém. Desenvolveu-se um estudo amparado na História Cultural, do tipo biográfico, que utilizou como metodologia a história oral de vida coletada por meio de entrevista via Google Meet com Lília Colares. As fontes orais foram analisadas no entrecruzamento com outras documentais e permitiram inferir, como principais resultados, que a biografada, mesmo diante de um contexto econômico restritivo e da instabilidade no tocante ao pingue-pongue familiar e da mudança frequente de escolas, conseguiu não apenas concluir o segundo grau, mas mudar-se para Campinas para cursar mestrado e doutorado, com o apoio do seu esposo. Essa experiência formativa possibilitou-lhe contribuir com o cenário educativo de Santarém, ao desenvolver projetos para fortalecer a gestão democrática e participar da implementação de cursos stricto sensu considerando a regionalidade e as dificuldades vivenciadas pelo povo paraense. Sua história, na trama de uma biografia de exceção, permite não apenas preservar a história e a memória de educadoras historicamente invisibilizadas, mas lançar lume aos obstáculos que impossibilitavam tantas outras mulheres de alcançar níveis mais altos de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará - Brasil

Doutora em Educação Brasileira (UFC). Professora do Centro de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades (PEMO/UECE). Editora da revista Educação & Formação. Pesquisadora produtividade CNPq.

Scarlett O’hara Costa Carvalho, Universidade Estadual do Ceará - Brasil

Doutoranda em Educação (UECE). Bolsista Capes/Funcap pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Integrante do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas, Memórias e Oralidade (PEMO/UECE).

Francisca Mayane Benvindo dos Santos, Universidade Estadual do Ceará - Brasil

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Integrante do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas, Memórias e Oralidade (PEMO/UECE).

Arliene Stephanie Menezes Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Brasil

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Integrante do Grupo de Pesquisas Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO/UECE).

Referências

ALVES, F. C.; FIALHO, L. M. F. Currículo na educação infantil: O que pensam os professores?. Práxis educacional, v. 15, p. 251-272, 2019. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/index. Acessado em 25 jul. 2021.

ASSIS, S. G.; CONSTANTINO, P. Filhas do mundo: infração juvenil feminina no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ. 2001.

BOGDAN, R.C.; BIKLEN, S.K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teorias e aos métodos. Tradução Maria Joao Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Portugal: Porto Editora, 1994.

BOSI, E. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 3. ed. São Paulo: Companhia das

Letras, 1994.

BURKE, P. O que é História Cultural?. Tradução de Sérgio Goes de Paula. Rio de

Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

BURKE, P. (Org.). A escrita da história. Tradução de Magda Lopes. São Paulo:

UNESP, 2011.

BRASIL. Presidência da República. Decreto-lei nº 869, de 12 de setembro de 1969. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1965-1988/Del0869.htm. Acesso em: 26 jul. 2021.

BRASIL. Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394 de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 27 jul. 2021.

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o Ensino de 1º e

º Graus, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil,

Poder Executivo, Brasília, DF, 12 ago. 1971.

CARINO, J. A. A biografia e sua instrumentalidade educativa. Educação e

Sociedade, Campinas, v. 20, n. 67, p.153-182, 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/pfcpbdYWBNLMVktGRhKKNYM/abstract/?lang=pt Acesso em: 11 ago. 2021.

CHARTIER, Roger. A história cultural entre práticas e representações. Trad. de

Maria Manuela Galhardo. Lisboa: Difusão Editora, 1988.

COLARES, M. L. I. S. Entrevista concedida a Francisca Mayane Benvindo dos Santos por Maria Lília Imbiriba Sousa Colares. Google Meet, 4 de junho de 2021. Duração: 1h15 min.

DOSSE, F. O desafio biográfico: escrever uma vida. 2. ed. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2015.

ESQUISANI, R. S. S. Entre percursos, fontes e sujeitos: pesquisa em educação e uso da história oral. Educação e Pesquisa, v.38, n. 1, p. 217-228, mar. 2012. Disponível em https://www.scielo.br/j/ep/a/dQtstrhQB3GQjC4Kx7smv4y/?lang=pt Acesso em 11 ago. 2021.

FIALHO, L. M. F. A vida de jovens infratores privados de liberdade. Fortaleza: Edições UFC, 2015.

FIALHO, L. M. F; CARVALHO, S. O. C. História e memória do percurso educativo de Célia Goiana. Série Estudos, v. 22, p. 137-157, 2017. Disponível em: http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos /article/view/992. Acesso em 2 de julho de 2021.

FIALHO, L. M. F; SANTOS, M. B; SALES, J. A. M. Pesquisas biográficas na história da educação. Cad. Pesq., v.26, n.3, jul./set, 2019. Disponível em http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12743/0 Acesso em: 11 ago.2021.

FIALHO, L. M. F.; FREIRE, V. C. C. Educação formativa de uma líder política cearense: Maria Luiza Fontenele (1950-1965). Cadernos de História da Educação, v. 17, p. 343, 2018. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/43290. Acesso em: 29 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F.; LIMA, A. M. S.; QUEIROZ, Z. F. Biografia de Aída Balaio: prestígio social de uma educadora negra. Educação Unisinos, v. 23, p. 48-67, 2019. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2019.231.04. Acesso em: 28 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F.; QUEIROZ, Z. F. Maria Neli Sobreira: história e memória da educação em Juazeiro do Norte. Educar em Revista, v. 34, p. 67-84, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S010440602018000400067&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 28 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F.; SA, E. C. V. Educadora Henriqueta Galeno: a biografia de uma literata e feminista (1887- 1964). História da Educação, v. 22, p. 169-188, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/75182 Acesso em: 29 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F.; SANTOS, H. F.; FREIRE, V. C. C. Biografia da Professora Raquel Dias Araújo: um olhar sobre a docência universitária e a militância política. History of Education in Latin America - HistELA, v. 3, p. 1-14, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/20562/12765.Acesso em: 29 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F.; SOUSA, F. G. A.; NASCIMENTO, L. B. S. Biografia da educadora Josete Sales: reflexos da formação de professoras no Ceará. Roteiro, v. 45, 2020. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23790 Acesso em: 29 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F.; SOUSA, N. M. C.; DIAZ, J. M. H. Rosa Maria Barros Ribeiro: memórias da trajetória formativa para docência. Revista Cocar, v. 8, p. 371-387, 2020. Disponível em: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/3083 Acesso em: 29 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F.; SOUSA, F. G. A.; FREIRE, V. C. C. Pesquisas em História da Educação publicadas por periódicos do Norte e Nordeste do Brasil. Práxis Educacional, v. 16, p. 382-403, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6904

FIALHO, L.M. F.; HERNÁNDEZ DÍAZ, J. M. Maria Zelma de Araújo Madeira: memórias de formação e resistências da docente universitária negra. Revista Diálogo Educacional, v. 20, p. 775-796, 2020. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/26441 Acesso em: 28 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F.; SOUSA, F. G. A. de. Irmã Elisabeth Silveira e a educação feminina no Colégio da Imaculada Conceição, Fortaleza-CE. Revista Diálogo Educacional, v. 21, p. 191-316, 2021. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/27388. Acesso em: 28 abr. 2021.

FREITAS, M. C.; BICCAS, M. S. História social da educação no Brasil (1926-1996). São Paulo: Cortez, 2009.

GODINHO, T. Mulheres brasileiras: reinventando a vida, a história, a cultura. In:

ASSIS, M. E. A; SANTOS, T. V. (Org.) Memória feminina: mulheres na história, história

de mulheres. -Recife: Fundação Joaquim Nabuco. Editora Massangana, 2016.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Cidades. 2010. Disponível em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/santarem/panorama

LE GOFF, J. História e Memória. Campinas, SP: Editora Unicamp, 1990.

LEVI, G. Sobre a Micro-História. In: BURKE, P. (Org.). A escrita da História: novas perspectivas. São Paulo: Unesp, 1992. p. 133-162.

LOPES, T. M. R.; SOUSA, F. G. A.; FIALHO, L. M. F. Maria Zuíla e Silva Morais: Pioneirismo e protagonismo na fundação da Apae de Juazeiro. Revista Entreideias: Educação, Cultura e Sociedade, v. 9, p. 89-108, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/35197 Acesso em: 29 abr. 2021.

LORIGA, S. O pequeno x: da biografia à história. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

LOZANO, J. E. A. Prática e estilos de pesquisa na história oral contemporânea. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína. Usos e abusos da história oral. 8ª. ed. - Rio de Janeiro: FGV, 2006. p.15-25.

MAINETTI, A. C; WANDERBROOCKE, A. C. N. de S. Avós que assumem a criação de netos. Pensando fam., Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 87-98, jul. 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-494X2013000100009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 27 jul. 2021.

MEIHY, J. C. S. B.; HOLANDA, F. História oral: como fazer como pensar. São Paulo: Contexto, 2007.

MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

MENDES, M. C. F.; COSTA, M. A. A.; BRANDENBURG, C.; FIALHO, L. M. F. Iolanda dos Santos Mendonça: a participação das mulheres em movimentos indígenas (1970-2000). Cambios y Permanencias, v. 11, p. 828-853, 2020. Disponível em: https://revistas.uis.edu.co/index.php/revistacyp/article/view/11094 Acesso em: 29 abr. 2021.

MENDES, M. C. F.; FIALHO, L. M. F.; MACHADO, C. J. S. Argentina Pereira Gomes: disseminação de -inovações- didáticas na educação primária na década de 1930. Revista Diálogo Educacional, v. 19, p. 527-550, 2019. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/viewFile/24959/23519. Acesso em: 28 abr. 2021.

PEREIRA, A. S. M.; GOMES, D. P. Educación Física en Brasil: recorrido histórico educativo de 1851 a 2017. Lecturas: Educación Física y Deportes, v. 22, n. 238, p. 94-101, 25 mar. 2018. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efdeportes/index.php/EFDeportes/article/view/93.Acesso em: 26 jul. 2021.

RODRIGUES, R. M. Biografia e Gênero. In: FIALHO, L. M. F, VASCONCELOS, J. G, SANTANA, J. R. (Orgs.). Biografia de Mulheres. Fortaleza: EdUECE, 2015.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis – RJ: Vozes, 2014.

THOMPSON, P. A voz do passado. Tradução de Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de

Janeiro: Paz e Terra, 1992.

VILAS-BOAS, Sergio. Biografismo: reflexões sobre as escritas da vida. 2. ed. São Paulo: Unesp, 2014.

Downloads

Publicado

2021-09-13

Como Citar

FIALHO, L. M. F.; CARVALHO, S. O. C.; SANTOS, F. M. B. dos; PEREIRA, A. S. M. Formação profissional da educadora Maria Lília Imbiriba Sousa Colares . Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 392-415, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.9387. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9387. Acesso em: 21 nov. 2024.