A concepção do yoga segundo periódicos da educação física brasileira
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v13i24.941Palavras-chave:
Yoga, Produção do conhecimento, Periódicos da educação física brasileiraResumo
O artigo objetivou mapear e analisar a produção do conhecimento acerca do yoga no âmbito das publicações em periódicos da Educação Física brasileira. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa de revisão de literatura sob o viés qualitativo tendo como amostra textos completos online de 06 periódicos da Educação Física. Como critério de busca foram digitadas as palavras-chaves “yoga” e “ioga” na opção de busca “todos”. A análise dos 44 textos encontrados apontou que poucos são os que tratam do yoga com alguma profundidade teórica próprio deste campo. Na maior parte da produção o tema yoga é colocado como uma atividade física sem um maior embasamento teórico na literatura clássica ou específica, retirando-o do seu contexto original, desprovendo o yoga assim de sua essência.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.