A concepção do yoga segundo periódicos da educação física brasileira

Autores

  • Ana Paula Góis Jatobá
  • Renato Izidoro da Silva
  • Fabio Zoboli

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v13i24.941

Palavras-chave:

Yoga, Produção do conhecimento, Periódicos da educação física brasileira

Resumo

O artigo objetivou mapear e analisar a produção do conhecimento acerca do yoga no âmbito das publicações em periódicos da Educação Física brasileira. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa de revisão de literatura sob o viés qualitativo tendo como amostra textos completos online de 06 periódicos da Educação Física. Como critério de busca foram digitadas as palavras-chaves “yoga” e “ioga” na opção de busca “todos”. A análise dos 44 textos encontrados apontou que poucos são os que tratam do yoga com alguma profundidade teórica próprio deste campo. Na maior parte da produção o tema yoga é colocado como uma atividade física sem um maior embasamento teórico na literatura clássica ou específica, retirando-o do seu contexto original, desprovendo o yoga assim de sua essência.

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Publicado

2016-12-07

Como Citar

GÓIS JATOBÁ, A. P.; DA SILVA, R. I.; ZOBOLI, F. A concepção do yoga segundo periódicos da educação física brasileira. Práxis Educacional, [S. l.], v. 13, n. 24, p. 259-283, 2016. DOI: 10.22481/praxis.v13i24.941. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/941. Acesso em: 24 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos