Narrativas de professores universitários: análise de processos de socialização profissional

Autores

  • Alvanize Valente Fernandes Ferenc

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v13i25.959

Palavras-chave:

Narrativas, Professores universitários, Socialização profissional

Resumo

Este trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla em que se buscou compreender como o professor universitário aprende a ensinar, bem como os saberes e estratégias construídos ao longo de seu processo de socialização profissional. Procurou-se, nesse artigo, fazer um recorte teórico da pesquisa, orientando a discussão para as temáticas: socialização profissional de professores; referência interpretativa do estudo e para a narrativa, meio de acesso à forma como eles representam, experimentam e constroem o seu mundo, suas experiências, suas intenções, crenças, teorias etc. Foram exploradas as narrativas a respeito das alternativas e embates no processo de socialização na instituição de exercício profissional, de oito professores de uma universidade pública mineira, que se encontravam em diferentes fases na carreira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2017-04-09

Como Citar

FERNANDES FERENC, A. V. Narrativas de professores universitários: análise de processos de socialização profissional. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 13, n. 25, p. 176-197, 2017. DOI: 10.22481/praxis.v13i25.959. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/959. Acesso em: 5 out. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.