Escolher ser professor e realizar-se na profissão: dilemas do trabalho docente

Autores

  • Arinalda Silva Locatelli
  • Cleomar Locatelli

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v13i25.966

Palavras-chave:

Docência, Realização profissional, Trabalho docente

Resumo

A literatura sobre a profissão docente traz à tona a complexa temática referente ao seu processo de profissionalização. O presente texto traz reflexões sobre a profissão docente na América Latina articuladas com uma pesquisa efetivada em 2012 com professores (as) da rede municipal de ensino da cidade de Tocantinópolis – TO, objetivando perceber similitudes e diferenças entre um contexto micro e o panorama mundial em relação a escolha e satisfação na profissão. A literatura de referência lembra que a profissão em pauta tem um viés político, logo, a construção de saída para os dilemas inerentes ao cotidiano docente está na construção coletiva de alternativas, que passa pela sua organização enquanto categoria profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2017-03-20

Como Citar

LOCATELLI, A. S.; LOCATELLI, C. Escolher ser professor e realizar-se na profissão: dilemas do trabalho docente. Práxis Educacional, [S. l.], v. 13, n. 25, p. 313-327, 2017. DOI: 10.22481/praxis.v13i25.966. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/966. Acesso em: 17 ago. 2022.