v. 17 n. 45 (2021): Dossiê: Educação e cultura digital na Covid-19 (abr/jun)

					Visualizar v. 17 n. 45 (2021): Dossiê: Educação e cultura digital na Covid-19 (abr/jun)
Publicado: 2021-04-01

Dossiê temático

  • Apresentação do dossiê temático: Educação e cultura digital na Covid-19

    Emanuel do Rosário Santos Nonato, Mary Valda Souza Sales
    1-7
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8308
  • Cultura digital e recursos pedagógicos digitais: um panorama da docência na Covid-19

    Emanuel do Rosário Santos Nonato, Mary Valda Souza Sales, Társio Ribeiro Cavalcante
    8-32
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8309
  • Ensino superior no contexto da pandemia da COVID-19: um relato analítico.

    Lucila Pesce, Ana Maria Di Grado Hessel
    33-51
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8323
  • Narrativa das relações entre currículo e cultura digital em tempos de pandemia: uma experiência na pós-graduação

    Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida
    52-80
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8324
  • Processos de comunicação digital no sistema educativo português em tempos de pandemia

    Ana Nobre, Ana Mouraz, Maria de Fátima Goulão, Susana Henriques, Daniela Barros, José António Moreira
    81-99
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8331
  • Competências digitais de docentes universitários em tempos de pandemia: análise da autoavaliação Digcompedu

    Sara Dias Trindade, Eniel do Espírito Santo
    100-116
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8336
  • Indagações na/com a EJA no contexto de pandemia: uma experiência em círculos de cultura digitais

    Soraia Sales Baptista da Costa Machado, Graça dos Santos Costa, David Mallows, Patrícia Lessa Santos Costa
    117-136
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8337
  • O habitar do ensinar e do aprender em tempos de pandemia e a virtualidade de uma educação OnLIFE

    Eliane Schlemmer, Lisiane Cézar Oliveira, Janaína Menezes
    137-161
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8339
  • Eventos científicos online: o caso das lives em contexto da COVID-19

    Alice Maria Figueira Reis da Costa, Wallace Carriço de Almeida, Edméa Oliveira dos Santos
    162-177
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8340

Artigos

  • O conhecimento como problema em uma universidade do século XXI

    José M. Bautista-Vallejo, Rafael M. Hernández-Carrera, Rodrigo Matos de Souza
    178-194
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8343
  • Mecânica de jogo em narrativa para apoio de alunos com dislexia: percepções de discentes e docentes

    Jailma do Socorro Uchôa Bulhões Campos, Ana Margarida Pisco Almeida
    195-218
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8345
  • Formação docente no curso de Pedagogia: Reflexões sob a ótica dos egressos da Unimontes

    Cláudia Soares de Oliveira Braga, Eliana de Freitas Soares, Vera Lucia Felicetti
    219-238
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8346
  • A epistemologia da Educação Física comparada: aplicações e tendências

    Adolfo Ramos Lamar, Eduardo Francisco Freyre Roach, Fabio Zoboli
    239-257
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8214
  • Formação docente e as relações de gênero e sexualidade no curso de Pedagogia

    Nilson Sousa Cirqueira, José Valdir Jesus de Santana, Reginaldo Santos Pereira
    258-276
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8348
  • Sentidos do ensino médio integrado: um estudo de caso no instituto federal do norte de Minas Gerais - IFNMG - campus Almenara

    Ronivaldo Mendes, Welisson Marques
    277-295
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.6667
  • Responsabilização e modernização: “signos tidos como milagre”

    Juliana Camila Barbosa Mendes, Luciana Rosa Marques
    296-315
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.7012
  • Análise de modelos como um método de ensino de matemática na educação básica

    Emerson Silva de Sousa
    316-337
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.7017
  • Chaves na construção do conhecimento da educação inclusiva

    Aldo Ocampo González
    338-356
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8140
  • O desenvolvimento da instituição de nomeação para as fileiras científicas do corpo docente de ensino científico da Federação Russa

    Sergey Alexandrovich Belousov, Alexander Yurievich Sokolov, Oleg Anatolievich Lakaev
    357-375
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.7210
  • Desigualdades sociais e inclusão em educação: experiências da resistência venezuelana

    Samuel Hilcias Carvajal Ruiz , Eduardo José Villasmil
    376-390
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8360
  • Educação e luta de trabalhadores sem-terra como expressão do contraditório

    Diogo Marques Tafuri
    391-410
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.6957
  • Concepções de educação ambiental crítica de professores e da articuladora pedagógica de uma escola municipal do interior da Bahia

    Josiône de Oliveira Ramos, Silvana do Nascimento Silva
    411-427
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.6712
  • A resolução de problemas no currículo de matemática do estado de São Paulo e no caderno do aluno

    Daniela Zanardo Rossetto, Inocêncio Fernandes Balieiro Filho
    428-450
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.7060
  • A educação democrática em tempos de "Escola sem Partido"

    Charles Immianovsky, Rita de Cássia Marchi, Carla Carvalho
    451-471
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.7201
  • Subteste de aritmética: desempenho de estudantes com indícios de discalculia do desenvolvimento

    Lanuzia Almeida Brum Avila, Isabel Cristina Machado de Lara
    472-490
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.7207
  • Vídeos sobre ciências interessam? Um estudo com estudantes da educação básica

    Ademilson Leandro Correia, Wilmo Ernesto Francisco Junior
    491-510
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.6894

Entrevistas

  • Perspectivas para formação de professores pós pandemia: um diálogo

    Bernardete Angelina Gatti , Gisele Soares Lemos Shaw, Jocilene Gordiano Lima Tomaz Pereira
    511-535
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8361