v. 18 n. 49 (2022): Publicação contínua

					Visualizar v. 18 n. 49 (2022): Publicação contínua

Edição 2022 de publicação em fluxo contínuo.

Publicado: 2022-02-10

Artigos

  • Sistema de avaliação de periódicos no Brasil: Impactos da evolução dos critérios do Qualis-periódicos da Área de Educação

    Laís Zaccaro Sene, José Luís Bizelli
    e9388
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.9388
  • Perfil dos estudantes público-alvo da educação especial na educação superior brasileira antes da lei de reserva de vagas

    Luiz Renato Martins da Rocha, Cristina Broglia Feitosa de Lacerda, Elisângela Aparecida da Silva Lizzi
    e9175
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.9175
  • Educação remota e pandemia em close-up

    Rosimeri de Oliveira Dias, Liliana Secron Pinto, Líbia Busquet
    e9121
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.9121
  • Construção de práticas pedagógicas na educação básica em tempos de pandemia

    Ana Paula Gestoso de Souza, Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali
    e9099
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.9099
  • Aumentando a tolerância interétnica em mestres da educação na escola primária multiétnica da Ucrânia

    Olena Bartosh, Tetiana Atroshchenko, Iryna Kozubovska
    e9262
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.9262
  • Arte, Visibilidade e Interatividade: Um Novo Jeito para Apreciação da Imagem

    Cleane da Silva Nascimento , Paulo Sérgio Maroti, Joaquim José Jacinto Escola
    e9564
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.9564
  • Atitudes lingüísticas para com professores nativos e não nativos de inglês

    Iván Martínez Rivas, José Luis Estrada Chichón
    e9639
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.9639
  • O trabalho de projeto na prática de ensino de futuros professores do ensino básico em Portugal

    Tiago Bruno Correia Tempera, Luís Alexandre da Fonseca Tinoca
    e10072
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10072
  • Prescrições colonizadoras e sobrevoos possíveis sobre o currículo de história

    Guilherme Henrique da Silva, Marizete Lucini
    e10499
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10499
  • Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas – SAVEAL: para ou contra a democratização da/na educação básica?

    Maria Beatriz Luce, Laudirege Fernandes Lima
    e10490
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10490
  • As concepções de justiça do Programa Mais Educação a partir da teoria tridimensional de Nancy Fraser

    Ana Maria Clementino, Dalila Andrade Oliveira
    e10532
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10532
  • Entre encruzilhadas e trincheiras: uma análise da escrevivência transmascuilina a partir do poema “Trans-parto”

    Dayanna Louise Leandro dos Santos, Thomas Cardoso Bastos Santos, Alfrancio Ferreira Dias
    e10896
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10896
  • Circularidade dos conselheiros da CEB/CNE (1996-2002)

    Heitor Lopes Negreiros, Gilda Cardoso de Araujo, Wagner dos Santos
    e10292
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10292
  • Os saberes profissionais dos pedagogos e as tecnologias digitais na Universidade Federal de Sergipe

    Alana Vasconcelos, Anne Alilma Silva Souza Ferrete, Willian Lima Santos
    e10649
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10649
  • Coordenadores pedagógicos e suas estratégias de apoio aos professores iniciantes

    Susana Soares Tozetto, Franciele Aparecida Carneiro Stefanello
    e9282
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.9282
  • Desenvolvimento da escrita em crianças brasileiras

    Emilia Ferreiro, Giovana Cristina Zen
    e10975
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10975
  • Avaliação da efetividade do programa nacional de assistência estudantil: o caso da UFVJM

    Eugênio Nunes Silva Brito, Daniel Calbino, Cinthya Rocha Tameirão
    e9611
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.9611
  • Diversidade e inclusão nas turmas multisseriadas das Escolas das Águas do Pantanal (Brasil)

    Washington Cesar Shoiti Nozu, Mônica de Carvalho Magalhães Kassar
    e10808
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10808
  • O reformismo capitalista e os contrassensos entre o movimento escola nova e a educação socialista

    Suzana dos Santos Gomes, Adelson Ferreira da Silva
    e8476
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.8476
  • Apontamentos para uma educação omnilateral em Marx e Engels

    Marco Antônio de Oliveira Gomes, Ana Paula Aires Rodrigues, Mônica Vasconcelo
    e9034
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.9034
  • Leitura crítica de memes da internet em aulas de língua inglesa

    Jefferson do Carmo Andrade Santos, Paulo Boa Sorte, Emanuelle Silveira Nunes Barros
    e11095
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.11095
  • Educação Ambiental e as perspectivas curriculares: um olhar para a Base Nacional Comum Curricular

    Eloisa Antunes Maciel, Rosangela Inês Matos Uhmann
    e10427
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10427
  • Construção da identidade do Ensino Médio no Brasil: um estudo histórico

    Fabiane Habowski, Fabiane de Andrade Leite
    e10925
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10925
  • Encontros entre corpos na formação continuada em yoga: o ser professora e o coletivo docente

    Fernanda Rossi, Mônica Caldas Ehrenberg
    e11000
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.11000
  • Educação como direito público: reflexões sobre a aprendizagem em tempos de pandemia

    Lúcia Gracia Ferreira, Rita de Cássia Souza Nascimento Ferraz, Roselane Duarte Ferraz
    e11810
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.11810
  • O espírito do vale na decolonialidade planetária: porta larga na recivilização do conhecimento em educação

    Milagros Elena Rodriguez
    e11270
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.11270

Homenagens

  • Educar com o coração: um caminho sensível, possível da docência

    Marta Bastos Catunda, Ivan Fortunato
    e11528
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.11528

Seção Temática

  • Formação de professores para docência universitária nas instituições de ensino superior em Moçambique: entre as orientações legais e as práticas cotidianas

    Adelino Inácio Assane, Maria Isabel Moura Nascimento
    e10598
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10598
  • Moçambique e suas complexidades educacionais: tensões e resistências nos processos de educação

    Arlindo Cornélio Ntunduatha Juliasse
    e10602
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10602
  • Casa familiar rural (CFR) de Santarém-Pará: práticas, resistência e luta emancipatória

    Glez Rodrigues Freitas Bentes, Anselmo Alencar Colares
    e11301
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.11301
  • Uma análise dos currículos português e brasileiro sob o olhar da educação histórica

    Ana Beatriz Accorsi Thomson, Marília Gago, Marlene Rosa Cainelli
    e11353
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.11353
  • A disciplina de arte e o teatro: regulação e autonomia do currículo formal (1996-2016)

    Edneia Regina Rossi, Thiago Marques Leal
    e11524
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.11524
  • Mudanças, continuidades e as vicissitudes do ensino de História em Portugal no século XXI

    Maria Helena Pinto, Mariana Lagarto
    e10875
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10875
  • Cultura escolar, práticas e conteúdos de linguagens no cotidiano do colégio estadual David Pereira

    Gilmario Moreira Brito, Nailton José de Menezes  Rocha
    e11167
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.11167
  • O desabrochar da flor da caridade e a formação de mulheres no orfanato Antônio Lemos

    Adriene Suellen Ferreira Pimenta, Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino de França
    e10758
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10758
  • O ensino de história no contexto da ditadura civil-militar: narrativas dos professores em Vitória da Conquista-Bahia (1964-1985)

    Vitória Régia Ferreira da Silva, Maria Cristina Dantas Pina
    e11352
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.11352
  • Analfabetismo, práticas de cura e população negra: uma análise da produção discursiva da imprensa brasileira na década de 1850

    Ana Maria de Oliveira Galvão
    e10768
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10768
  • O processo de escolarização primária no município de Mandaguari-PR (1940 – 1980)

    Silvana Rodrigues Malheiro Huss, Maria Cristina Gomes Machado
    e11150
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.11150