v. 20 n. 51 (2024): Edição 2024 de publicação em fluxo contínuo

					Visualizar v. 20 n. 51 (2024): Edição 2024 de publicação em fluxo contínuo

Edição 2024 de publicação em fluxo contínuo.

Publicado: 2024-02-23

Artigos

  • Estudos sobre identidade e formação dos universitários no México

    Zaira Navarrete Cazales
    e12487
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.12487
  • Ensino de teatro para crianças com autismo no contexto da pandemia da covid 19

    Lucas Wendel Silva Santos, Erica Daiane Ferreira Camargo, Rosana Carla do Nascimento Givigi
    e13011
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.13011
  • A legislação de Educação Ambiental da cidade do Recife alinhada à Política de Educação Ambiental do Estado de Pernambuco: uma análise transdisciplinar

    Janaina Almeida de Macêdo, Maria de Fátima Gomes da Silva
    e12085
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.12085
  • Os celulares,os professores e os alunos:desafios para a elaboração de um novo contrato pedagógico

    Antônio Álvaro Soares Zuin, Damiana Andreia Ferreira
    e12214
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.12214
  • O professor de educação física e os entraves na escolarização de alunos com deficiência

    Francianne Farias dos Santos, Dorimar Gomes Ferreira, João Otacilio Libardoni dos Santos
    e13891
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.13891
  • As cotas raciais nos programas de pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe executados em rede

    Lídia Carla Araújo dos Anjos, Edineia Tavares Lopes, Sandra Morais de Jesus Bomfim
    e13321
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.13321
  • A canção e a construção do inédito viável: alternativas para o trabalho com a linguagem na escola

    Camila Farias Fraga, Marcos Antonio Rocha Baltar
    e12670
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.12670
  • Práticas pedagógicas integradas: um confronto entre docentes licenciados e docentes bacharéis

    Sthéfany Araújo Melo, Welisson Marques, Robson Luiz de França
    e12676
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.12676
  • Ponderações sobre questões de gênero e sexualidade em propagandas televisivas no contexto escolar

    Joseval dos Reis Miranda, Paula Cristina Gomes
    e12889
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.12889
  • Escolas indígenas Wassu - Cocal: postulações para currículo específico – do apagamento às insurgências

    Valdeck Gomes de Oliveira Junior, Cléia da Silva Lima, Valéria Campos Cavalcante
    e13993
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.13993
  • Educação Matemática Problematizadora na perspectiva freiriana

    Sandra Alves de Oliveira, Reginaldo Fernando Carneiro
    e12689
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.12689
  • Diferentes sentidos para tempo em discursos pela alfabetização

    Bárbara Rocha Souza, Alice Casimiro Lopes
    e14453
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.14453
  • Produzindo sentidos de educação integral nas escolas cidadãs integrais

    Ana Cláudia Silva Rodrigues, Joana Karoline da Silva Elias, Rafael Ferreira Souza Honorato
    e14163
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.14163
  • Formação e assessoria pedagógica a docentes universitários: um estudo de casos no Brasil e em Québec

    Cristina d’Ávila
    e14867
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.14867
  • A construção da escrita no português brasileiro a partir da perspectiva psicogenética construtivista

    Giovana Cristina Zen, María Claudia Molinari, Arizbeth Soto
    e14871
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.14871
  • Traçados histórico-filosófico de uma arte pedagógica da educação infantil na atualidade

    Gisele Ruiz Silva, Paula Corrêa Henning
    e11532
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.11532
  • Do enredo à passarela da pesquisa narrativa: os saberes experienciais na docência em matemática

    André Ricardo Lucas Vieira
    e14712
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.14712
  • Percepção de professores a respeito das práticas pedagógicas em educação sexual no espaço escolar

    Renata Barbosa Nunes, Lilia Aparecida Kanan, Jaime Farias Dresch
    e14938
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.14938
  • O uso de ferramentas digitais na educação pós-pandemia: uma análise bibliométrica

    Cleide Ane Barbosa da Cruz, Ariadne Lopes Ecar
    e12084
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.12084
  • Indicadores de saúde predizem o estilo de vida em professoras aposentadas

    Luiz Humberto Rodrigues Souza, Berta Leni Costa Cardoso
    e14946
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.14946
  • Adaptação curricular com comunicação alternativa no ensino remoto durante a pandemia por covid-19

    Vera Lúcia de Oliveira Ralin, Laila Bianca Menezes Souza , Clayne Mirelle Pereira Teixeira
    e13215
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.13215
  • Concepções de Educação Infantil em imagens: docência performática e ativismo pedagógico no Facebook

    Aliandra Cristina Mesomo Lira, Diego Paiva Bahls, Leandra Souza Machado
    e12899
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.12899
  • Currículo de Sergipe e governamentalidade neoliberal: tragando almas, produzindo sujeitos-coachizados

    Tássia Alexandre Teixeira Bertoldo, Rosa Virginia Oliveira Soares de Melo
    e13001
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.13001
  • O lugar dos/as professores/as na formação permanente: análises e proposições

    Robson Lima de Arruda, Robéria Nádia Araujo Nascimento
    e12737
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.12737
  • O espaço das artes visuais na educação infantil: a base municipal curricular de Guanambi – BA

    Ana Cláudia de Oliveira Freitas, Fabiana Souto Lima Vidal
    e13508
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.13508
  • A avaliação educacional pernambucana: uma modernização por meio das lógicas da fantasia

    Divane Oliveira de Moura Silva, Karla Wanessa Carvalho de Almeida, Kátia Silva Cunha
    e12894
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.12894
  • Autismo, biopolítica e educação: entre peças que emolduram o quebra-cabeça da normalidade

    Perolina Souza Teles, Fabio Zoboli, Silvia Ester Orrú
    e15418
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.15148
  • Formação continuada e experiências docentes na educação básica: o que dizem os estudos

    Eliane Silva Souza , Mary Valda Souza Sales
    e15149
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.15149
  • A BNCC e a formação de professores do campo no território de identidade Velho Chico na Bahia

    Arlete Ramos dos Santos, Igor Tairone Ramos dos Santos
    e14650
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.14650
  • As publicações acerca da Ciência Aberta na base de dados ERIC: um estado da arte

    Maria Aparecida Alves da Costa, Karla Angélica Silva do Nascimento, Francinalda Machado Stascxak
    e13783
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.13783
  • Aprendizagem, estressores e resiliência de acadêmicos da área da saúde na pandemia da covid-19

    Monika Mensch, Luiz Carlos Porcello Marrone, Alice Hirdes
    e12798
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.12798
  • As interfaces entre a Educação do Campo e Agroecologia nos projetos educativos da Ecoescola Thomas a Kempis

    Francisco de Assis Santos, Elmo de Souza Lima
    e12746
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.12746
  • Perspectiva das coordenadoras pedagógicas sobre a formação continuada docente quanto à BNCC

    Beatriz Vieira Magdaleno, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho Faria
    e13203
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.13203
  • Avaliações municipais e a relação com o IDEB, segundo o questionário contextual do SAEB 2019

    Eloisa Maia Vidal, João Batista da Silva, Iasmin da Costa Marinho, Jaana Flávia Fernandes Nogueira
    e13559
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.13559
  • “Eu achava que eu não ía conseguir...”. Trajetórias escolares De jovens em contexto de vulnerabilidade social

    César Oliveira Carneiro, Lívia A. Fialho da Costa
    e15396
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.15396
  • Governança da educação básica no nordeste brasileiro: ações de parceria entre mec e o PNUD

    Elainy Paula Viturino Braz, Georgia Sobreira dos Santos Cêa, Inalda Maria dos Santos
    e13488
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.13488
  • Desafios na elaboração e validação de instrumentos de pesquisa na área de educação em Moçambique

    Vital de Melo Lopes Napapacha, Ricardo Franklin de Freitas Mussi, Damasco Rocha Mateus Chalenga
    e15490
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.15490
  • Pesquisa-ação em Educação: um mosaico teórico-metodológico

    Douglas Pereira da Costa, Maria da Glória Carvalho Moura
    e13564
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.13564
  • A Escola da Ponte: do ensino emergencial ao regresso às aulas presenciais

    Fabíola Pereira Sarmento da Fonseca, Carla Vilhena
    e14196
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.14196
  • Desigualdades na escolarização e uso da internet para aprendizagem entre jovens e adultos no Brasil

    Flávia Longo, Maria Clara Di Pierro
    e14470
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.14470

Trajetórias profissionais

  • Trajetórias de vida-pesquisa-formação: discurso de professora emérita

    Dalila Andrade Olivera
    e14932
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.14932