DEFINIÇÃO DA ENERGIA LIVRE DE HELMHOLTZ EM FONTES DIDÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.22481/rbba.v8i2.7869Palavras-chave:
Energia Livre de Helmholtz, Ensino da Termodinâmica, Funções Potenciais, Livros didáticosResumo
Este artigo tem como objetivo analisar em fontes didáticas: a definição da Energia Livre de Helmholtz, definindo e discutindo a variação da sua intensidade; discutir a sua conservação e as condições do seu valor. A Categoria de Análise está referendada nas abordagens histórica e postulatória das fontes pesquisadas, balizada pelo Silogismo de Aristóteles. Devido à falta de sintonia das definições apresentadas nas fontes pesquisadas, apresenta uma definição para o Potencial de Helmholtz, bem como uma análise das condições da sua variação e da sua conservação. Observa-se que a maioria das fontes analisadas se limita a fazer a leitura da relação matemática que a representa, em detrimento de uma abordagem epistemológica. O artigo também busca definir a grandeza potencial de grande complexidade representada pela Energia Livre de Helmholtz como constitutiva, ainda, de um grande desafio.
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