DEFINIÇÃO DA ENERGIA LIVRE DE HELMHOLTZ EM FONTES DIDÁTICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v8i2.7869

Palavras-chave:

Energia Livre de Helmholtz, Ensino da Termodinâmica, Funções Potenciais, Livros didáticos

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar em fontes didáticas: a definição da Energia Livre de Helmholtz, definindo e discutindo a variação da sua intensidade; discutir a sua conservação e as condições do seu valor. A Categoria de Análise está referendada nas abordagens histórica e postulatória das fontes pesquisadas, balizada pelo Silogismo de Aristóteles. Devido à falta de sintonia das definições apresentadas nas fontes pesquisadas, apresenta uma definição para o Potencial de Helmholtz, bem como uma análise das condições da sua variação e da sua conservação. Observa-se que a maioria das fontes analisadas se limita a fazer a leitura da relação matemática que a representa, em detrimento de uma abordagem epistemológica. O artigo também busca definir a grandeza potencial de grande complexidade representada pela Energia Livre de Helmholtz como constitutiva, ainda, de um grande desafio.

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Biografia do Autor

Jornandes Jesús Correia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil

Doutor em Física pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Meteorologia Agrícola, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), na Área de Radiação Solar e Terrestre. na Área de Física Atômica e Molecular. Licenciado e Bacharel em Física pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) tem Pós-Graduação Lato Sensu em Matemática Superior pela Fundação Educacional Severino Sombra. Desenvolve trabalhos na Área de Ensino de Física no Grupo de Pesquisa DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS E DA MATEMÁTICA (GDICEM), junto ao Museu Pedagógico Casa Padre Palmeira (MP). É Professor Pleno e Decano do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET), Campus de Vitória da Conquista, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

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Publicado

2019-12-01

Como Citar

Jesús Correia, J., & Fonseca Guimarães, G. (2019). DEFINIÇÃO DA ENERGIA LIVRE DE HELMHOLTZ EM FONTES DIDÁTICAS. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 8(2), 141-169. https://doi.org/10.22481/rbba.v8i2.7869