Sociabilidades adolescentes e grupos juvenis: relações raciais na escola
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v1.11116Palavras-chave:
escola, sociabilidades adolescentes, relações raciais, grupos juvenisResumo
Estudar sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) no âmbito da Escola Básica, em especial, nos anos finais do Fundamental e Ensino Médio, requer conhecer o panorama sobre o qual as relações de sociabilidades adolescentes ocorrem dentro e fora da sala de aula. Tais relações são permeadas de ações racistas, discriminatórias e preconceituosas. O artigo objetiva analisar como as sociabilidades adolescentes se constituem a partir dos grupos presentes no ambiente escolar, identificando suas relações subjacentes e suas representações acerca do preconceito e discriminação racial. O lócus da pesquisa abrangeu seis escolas públicas de Belém do Pará e participaram da pesquisa 1.398 estudantes. Os procedimentos metodológicos foram observação participante, aplicação de questionários, grupos de discussão, fontes orais e documentais nas escolas estudadas, as quais nos auxiliaram na inflexão ora realizada, com base em Chartier (1990), Berger e Luckman (2004), Ozella e Aguiar (2008), Almeida (2019) e Bardin (2016). Os resultados apontam que a interlocução orgânica da escola com os grupos juvenis e a compreensão das sociabilidades adolescentes potencializam as articulações das adolescentes na problematização do racismo naquele espaço.
Downloads
Referências
ABREU, Martha. Diversidade cultural, reparação e direitos. In: OLIVEIRA, Iolanda; GONÇALVES, M. G.; MÜLLER, Tania M. P. (Org.). Especial Curso ERER – Educação para as relações étnico-raciais. Caderno PENESB, n. 12. Niterói, RJ: Alternativa/EDUFF, p. 161-168. 2010.
ALMEIDA, Sílvio. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Polén, 2019.
ALVES, João Paulo da Conceição; VALENTE, Luís de Nazaré Viana; ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima. O Ensino Médio Técnico e o índice de especialização nos municípios da Amazônia legal: potencialidades e contradições. Interfaces da educação, Paranaíba, v. 10, p. 342-371, 2019. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/3328. Acesso em: 23 jun.2022.
AQUINO, Julio G. (Org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo, Summus, 1996.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 3. reimp. da 1. ed. Tradução Luís Antônio Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BERGER, Peter. L. LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 2004.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. K. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Orientado por Maria Teresa Estrela e Albano Estrela. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994 (Coleção Ciências da Educação).
BOURDIEU, Pierre et al (Org.). A miséria do mundo. 4. ed. Tradução Mateus S. Soares Azevedo, Jaime A. Clasen, Sergio H. de Freitas Guimarães, Marcus Antunes Penchel, Guilherme de Freitas Teixeira, Jairo Veloso Vargas. Petrópolis/RJ: Vozes, 1997.
BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira”, e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil.10 jan. 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 27 jun.2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP N. 01, de 17 de junho de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/res012004.pdf . Acesso em: 27 jun.2022.
CANDAU, Vera M. F. (Org.). Diferenças culturais e educação: construindo caminhos. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2011. p. 13-33.
COELHO, Wilma de Nazaré Baía. A cor ausente. 2. ed. Um estudo sobre a presença do negro na formação de professores. Pará 1970-1989. Belo Horizonte: Mazza, 2009.
COELHO, Wilma de Nazaré Baía. Formação de professores e relações étnico-raciais (2003-2014): produção em teses, dissertações e artigos. Educar em Revista. Curitiba, v, 34, n. 69, Maio-Jun., 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/9vRxhL8qTN7xPyjQfhYj7qz/abstract/?lang=pt . Acesso em: 15 jan. 2022.
COELHO, Wilma de Nazaré Baía; BRITO Nicelma Josenila Costa de. Dez Anos da Lei N. 10.639/2003 e a Formação de Professores e Relações Raciais em Artigos (2003/2013): um tema em discussão. Práxis Educacional, [S. l.], v. 16, n. 39, p. 19-42, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i39.6358. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6358. Acesso em: 29 jun. 2022.
COELHO, Wilma de Nazaré Baía; BRITO, Nicelma Josenila Costa de; SANTOS, Patrícia S. Ensino fundamental e as relações de sociabilidades: os adolescentes e a diversidade na escola. Educação, Santa Maria/RS., v. 46, n. 1, e39/ 1–25, jan/dez., 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/40743. Acesso em: 15 jan. 2022.
COELHO, Wilma de Nazaré Baía; COELHO, Mauro C. O improviso em sala de aula: a prática docente em perspectiva. In: COELHO, Wilma de Nazaré Baía; COELHO, Mauro Cezar. (Org.). Raça, cor e diferença: a escola e a diversidade. Belo Horizonte: Mazza, 2008, p. 104-123.
COELHO, Wilma de Nazaré Baía; COELHO, Mauro Cezar. Entre virtudes e vícios: educação, sociabilidades, cor e ensino de história. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014. (Coleção Formação de professores & relações étnico-raciais).
COELHO, Wilma de Nazaré Baía; COELHO, Mauro Cezar. Preconceito e discriminação para além das salas de aula: sociabilidades e cultura juvenil no ambiente escolar. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. São Paulo, n. 62, p. 32-53, dez. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rieb/a/wrdnM36jypzfqdhMzcJLfMg/abstract/?lang=pt . Acesso em: 26 jun.2022.
COELHO, Wilma de Nazaré Baía; REGIS, Kátia E.; SILVA, Carlos Aldemir Farias da. Lugar da Educação das Relações Étnico-Raciais nos Projetos Político-Pedagógicos de duas escolas paraenses. Revista Exitus, Santarém/PA, v. 11, n. 1, e020129. 2021. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1533/986 . Acesso em: 20 jun.2022.
COELHO, Wilma de Nazaré Baía; SILVA, Carlos Aldemir Farias da. Preconceito, discriminação e sociabilidades na escola. Educere et Educare (versão eletrônica), [S/l], v. 10, p. 687-705, 2015. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/12606. Acesso em: 23 jun.2022.
COELHO, Wilma de Nazaré Baía; SILVA, Carlos Aldemir Farias da. Grupos e relações de sociabilidades entre adolescentes no ensino médio: hierarquia e cor. Teoria e prática da educação. Maringá/PR, v. 20, p. 101-115, 2017. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/36944. Acesso em: 23 jun.2022.
COELHO, Wilma de Nazaré Baía; SILVA, Carlos Aldemir Farias da. Sociabilidade e discriminação entre grupos de adolescentes-juvenis no Ensino Médio. Educação Unisinos. São Leopoldo/RS, n. 23, v. 2, p. 225-241, abril-junho, 2019. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2019.232.02. Acesso em: 23 jun.2022.
COELHO, Wilma de Nazaré Baía; SOARES, Nicelma J. B. Pertencimento racial e relações sociais estabelecidas no espaço escolar. Instrumento: Revista de Estudos e Pesquisas Educacionais. Juiz de Fora, v. 13, n. 1, p. 136-144, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/18711. Acesso em: 23 jun.2022.
CHARTIER, Roger. A história cultural – entre práticas e representações. Tradução: Maria Manuela Galhardo. Lisboa: DIFEL; Rio de Janeiro: Bertrand, 1990.
CRUZ, Fatima Maria Leite; MACIEL, Milena Ataíde. ‘Excluir’, ‘Xingar’, ‘Bater’: sentidos da violência na escola segundo estudantes da Paraíba. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 291-300, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/nfGTMLg7yFDFgvVcgQQrpFp/abstract/?lang=pt. Acesso em: 26 jun.2022.
D’ABREU, Lylla Cysne Frota; MARTURANO, Edna Maria. Associação entre comportamentos externalizantes e baixo desempenho escolar: uma revisão de estudos prospectivos e longitudinais. Estudos de Psicologia, Natal, n.15, v.1, p. 43-51, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epsic/a/BycfsR6kzcfrZfy7Dx3bmfR/abstract/?lang=pt. Acesso em: 23 jun.2022.
DAYRELL, Juarez T. A escola como espaço sociocultural. In: DAYRELL, Juarez T. (Org). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1999.
DAYRELL, Juarez T. O rap e o funk na socialização da juventude. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 117-136, jan./jun. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/rqhzvRzXfWjTT4kqS7Swzfn/?lang=pt. Acesso em: 23 jun.2022.
DESMURGET, Michel. A fábrica dos cretinos digitais: os perigos das telas para as nossas crianças. Tradução Mauro Pinheiro. São Paulo: Vestígio, 2021.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
GOMES, Nilma Lino. Descolonizar os currículos: um desafio para as pesquisas que articulem a diversidade étnico-racial e a formação de professores. In: Trajetórias e processos de ensinar e aprender: sujeitos, currículos e culturas – ENDIPE, 14, 2008; Porto Alegre, Anais eletrônicos [...] Porto Alegre, Edipucrs, 2008.
GOUVEIA, Valdiney V. et al. Escala de atitude frente à fofoca: evidências de validade e confiabilidade. Psicologia: ciência e profissão. Brasília, v. 31, n. 3, p. 616-627, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/xgP5R9LQRPKf8QzP5pwX7CM/?lang=pt . Acesso em: 23 jun.2022.
GUIMARÃES, Antonio Sérgio A. Preconceito e discriminação. São Paulo: Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo; Editora 34, 2004.
HEAVEN, Patrick C. L.; CIAAROCHI, Joseph; VIALLE, Wilma. Self-nominated peer crowds, school achievement, and psychological adjustment in adolescents: Longitudinal analysis. Personality and Individual Differences, Estados Unidos, v. 45, p. 977-988, 2008. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2008-05779-021 . Acesso em: 23 jun. 2022.
LACOMBE, Ana Carolina R. O mundo é dos nerds: a representação midiática dos jovens deslocados no Brasil. Revista Anagrama. São Paulo, v. 4, p. 1-14, 2012. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/35653 . Acesso em: 23 jun. 2022.
LA GRECA, Annette M.; PRINSTEIN, Mitchell J.; FETTER, Michael D. Adolescent Peer Crowd Affiliation: Linkages with Health-Risk Behaviors and Close Friendships. Journal of Pediatric Psychology, Estados Unidos, v. 26, n. 3, p. 131-143, 2011. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11259515/ . Acesso em: 23 jun. 2022.
KNOBBE, Margarida Maria. História extra-oficial: como os negros do Brasil ainda não conquistaram a liberdade. Problemas Brasileiros [S/l], v. 371, p. 18-23, 2005. Disponível em: https://portal.sescsp.org.br/online/artigo/2861_historia+extraoficial. Acesso em: 23 jun. 2022.
KUENZER, Acácia Z. O ensino médio no Plano Nacional de Educação 2011/2020. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 112, p. 851-873, jul./set. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/V3FQ7X6WwDB3vxLFRsy4Qmc/abstract/?lang=pt. Acesso em: 23 jun. 2022.
MANDELA, Nelson. Longa Caminhada Até a Liberdade. Tradução Paulo Roberto Maciel Santos. Curitiba: Nossa Cultura, 2012.
MARTURANO, Edna. Maria; ELIAS, Luciana Carla dos Santos. Família, dificuldades no aprendizado e problemas de comportamento em escolares. Educar em Revista. Curitiba, n.59, p.123-139, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/hZc8jnYNJDsW9tFMP3tbBjd/abstract/?lang=pt. Acesso em: 23 jun. 2022.
MEINERZ, Carla Beatriz. Grupos de discussão: uma opção metodológica na pesquisa em educação. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 36, n. 2, p. 485-504, mai./ago. 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16957. Acesso em: 23 jun. 2022.
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. O trabalho do antropólogo: olhar, ouvir, escrever. Revista de Antropologia (USP), São Paulo, v. 39, n. 1, 1996. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/111579. Acesso em: 23 jun. 2022.
OZELLA, Sergio; AGUIAR, Wanda Maria Junqueira de. Desmistificando a concepção de adolescência. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 38, n. 133, p. 97-125, jan./abr. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/vNqg6DJKX7zBLbvf57dwpJR/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 23 jun. 2022.
PAIXÃO, Marcelo. A dialética do bom aluno: relações raciais e o sistema educacional brasileiro. Rio de Janeiro: FGV, 2008.
PEREIRA, Claudia S. Patricinhas da zona sul: adolescência nas camadas médias cariocas. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2003.
RAMOS, Daniela Karine; VIEIRA, Rui Marques. Repercussões das tecnologias digitais sobre o desempenho de atenção: em busca de evidências científicas. Revista Brasileira de Educação [online]. Rio de Janeiro, v. 25. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/jfGFJfY8LyyQ8SwGRLMw5JJ/?lang=pt. Acesso em: 25 jun. 2022.
ROCHA, Luiz Carlos P. Política Educacional e a Lei 10.639/03: uma reflexão sobre a necessidade de superação de mecanismos ideológicos legitimadores do quadro de desigualdades raciais e sociais na sociedade brasileira. In: COSTA, Hilton; SILVA, Paulo V. B. (Org.). Notas de história e cultura afro-brasileira. Editora UEPG: Ponta Grossa, 2011.
SILVA JR., Hédio. Discriminação racial nas escolas: entre a lei e as práticas sociais. Brasília: UNESCO, 2002.
SANTAELLA, Lucia. Desafios da ubiquidade para a educação. Revista Ensino Superior Unicamp. Especial Novas Mídias e o Ensino Superior, 2013. Disponível em: https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/artigos/desafios-da-ubiquidade-para-a-educacao. Acesso em: 23 jun. 2022.
SILVA, Luciano Campos; MATOS, Daniel Abud Seabra. As percepções dos estudantes mineiros sobre a incidência de comportamentos de indisciplina em sala de aula. Um estudo baseado nos dados do SIMAVE/PROEB 2007. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 19, n. 58, p. 713-729, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Jj3TfqQrD4GTXkrrHS4dyhF/abstract/?lang=pt. Acesso em: 23 jun. 2022.
SILVA, Flávia Colarina da; PALUDO, Karina Inês. Racismo implícito: um olhar para a educação infantil. Revista África e Africanidades [S/l], ano IV, n.14/15, 2011. Disponível em: https://www.africaeafricanidades.com.br/documentos/14152011-19.pdf. Acesso em: 23 jun. 2022.
SILVA, Paulo Vinícius Baptista; REGIS, Kátia E.; MIRANDA, Shirley. Educação das Relações Étnico-raciais no Brasil 1994-2014: síntese das pesquisas. In: SILVA, Paulo Vinícius Baptista; REGIS, Kátia E.; MATOS, Patrícia M.; FRANÇA, Dalila X. Socialização Étnico-Racial na Perspectiva dos Professores da Educação Básica. Interfaces da Educação, Paranaíba, v. 13, n. 57, p. 558-580, 2022. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/5112 . Acesso em: 28 jun. 2022.
MIRANDA, Shirley (Org.). Educação e relações étnico-raciais: o estado da arte. Curitiba: NEAB-UFPR, 2018. p. 651-669.
SISS, Ahyas; OLIVEIRA, Iolanda. Trinta anos de Anped, as pesquisas sobre a educação dos afro-brasileiros e o GT 21: marcas de uma trajetória. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, GT 21 – Trabalhos Encomendados. 30. 2007, Caxambu, Anais Eletrônicos [...] Caxambu: ANPED, 2007. Disponível em: https://anped.org.br/biblioteca/item/trinta-anos-de-anped-pesquisas-sobre-educacao-dos-afro-brasileiros-e-o-gt-21-marcas. Acesso em: 27 jun.2022.
VIANNA, Heraldo M. A perspectiva das medidas referenciadas a critério. Educação e Seleção. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, n. 2, p. 5-14, 1980. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/es/artigos/9.pdf. Acesso em: 27 jun. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.