FORMAÇÃO DOCENTE: O INSTITUÍDO NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DO SUDOESTE BAIANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.10117

Palavras-chave:

Formação docente, Território de Identidade, Valorização Docente

Resumo

O presente estudo busca analisar a categoria formação enquanto um dos critérios para a valorização docente e que é subdividida em inicial e continuada. A análise será realizada a partir do instituído nas legislações brasileiras e nos Planos de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR’s) que são utilizados para garantir direitos e criar estratégias para a valorização docente. O campo de pesquisa delimitado é o Território de Identidade do Sudoeste Baiano (TISOBA) e o estudo segue o viés metodológico da pesquisa documental. Os resultados encontrados nos permitem inferir que, embora o Plano de Cargo, Carreira e Remuneração seja pensado para ser um elemento legal de luta e resistência em favor da valorização docente, em alguns municípios esse documento ainda não se configura, de fato, como tal, visto que este dispositivo ainda não foi implementado e/ou atualizado, o que impacta e causa inconsistências no cumprimento de metas estabelecidas por legislações brasileiras que normatizam a formação inicial e continuada dos docentes.

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Biografia do Autor

Daniela Oliveira Vidal da Silva, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED/UFBA. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED/UESB. Vice Líder do Grupo de Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq). Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (GEPEP/CNPq). Assessora Pedagógica do Centro Universitário UniFTC Vitória da Conquista, Bahia. 

Cláudio Pinto Nunes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) tendo realizado Estágio Doutoral na Universidade de Coimbra (UC). Mestre em Educação e Pesquisa, pela Université Du Québec À Chicoutimi (UQAC). Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Silva, D. O. V. da, & Nunes, C. P. (2021). FORMAÇÃO DOCENTE: O INSTITUÍDO NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DO SUDOESTE BAIANO. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(6), 1-25. https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.10117

Edição

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Artigos