REGISTRO DE SINAIS-TERMO NA ÁREA DA BOTÂNICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10380

Palavras-chave:

Glossário bilíngue, Português, Sinais-termo, LIBRAS

Resumo

Este trabalho resulta da dissertação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional- Mestrado Profissional, da Universidade Federal de Santa Maria. Trata-se de uma pesquisa sobre terminologias específicas da área da Botânica. O objetivo consistiu em desenvolver uma proposta de organização e registro de um glossário bilíngue, Língua Portuguesa (LP) e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). O método qualitativo coletou os vocábulos em Português nas referências bibliográficas básicas do componente curricular evolução do curso de Ciências da Natureza. A validação foi realizada por docentes surdos. Como resultados se destaca a complexidade do processo de criação de um glossário em Libras. A falta de sinais-termo em áreas do conhecimento específicas, pode impactar na aprendizagem de acadêmicos surdos, pois a ausência de vocabulário em Libras causa dificuldade para a aquisição de conceitos científicos, assim como a compreensão do conteúdo exposto em sala de aula. Conclui-se que quanto mais sinais-termo estiverem disponíveis, em áreas diversas do conhecimento, melhor ocorrerá a aprendizagem. O produto da pesquisa, resultou em um glossário, com os sinais-termo da área da Botânica, que foram disponibilizados para livre acesso em meio digital.

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Biografia do Autor

Taise Gomes dos Santos Cá, UFSM

Mestre pelo Programa de Políticas Públicas e Gestão educacional- UFSM. Especialista em Psicopedagogia Institucional. Licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente atua na Universidade Federal do Pampa, como Tradutora e Intérprete de Língua de Sinais. Tem experiência na área de Educação Especial, vinculada ao Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado - NAPE da Secretaria Municipal de Educação de Santana do Livramento.

Silvia Maria de Oliveira Pavão, UFSM

Pós-doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Educação - Universidad Autônoma de Barcelona. Mestre em Inovação e Sistema Educativo - Universidad Autonoma de Barcelona. Graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde, educação, educação especial, interdisciplinaridade, aprendizagem e ensino.

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Publicado

2022-03-31

Como Citar

Cá, T. G. dos S., & Pavão, S. M. de O. (2022). REGISTRO DE SINAIS-TERMO NA ÁREA DA BOTÂNICA. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(7), 1-15. https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10380

Edição

Seção

Dossiê Temático