HISTÓRIAS DE INCLUSÃO: A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA REDE MUNICIPAL DE CASTANHAL, PA.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9737

Palavras-chave:

Libras, Bilinguismo, Educação Inclusiva

Resumo

O texto possui como foco de investigação a inserção da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como disciplina para alunos surdos e ouvintes, no município de Castanhal-Pa. A construção do referencial teórico parte do paradigma da educação inclusiva e de autores como Quadros (2008), Lacerda (2006), Barbosa (2011), Strobel (2008), Vasconcelos (2006), Cavalcante (2010), Gesser (2009) entre outros. A metodologia segue a abordagem qualitativa e se constitui como um estudo de caso, triangulado por uma pesquisa bibliográfica e documental. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com três sujeitos que participaram ativamente do processo de implementação da Libras no município citado. Os resultados do estudo evidenciam os principais atores, as instituições, processos e tensões que resultaram na inserção da Libras na rede municipal de ensino de Castanhal. As conclusões indicam as potencialidades da inserção de Libras no currículo municipal, bem como suas limitações, do ponto de vista da educação bilingue, evidenciando a existência de desafios para a consolidação de uma real educação inclusiva no nordeste paraense.

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Biografia do Autor

Lucivana Oliveira da Silva, Universidade Federal do Pará

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2021)

Débora Alfaia da Cunha, Universidade Federal do Pará

Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (Unb) e Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea/UFPA). Possui Graduação em Pedagogia (1996), habilitação em Supervisão escolar (1997), especialização em Corporeidade, esporte e educação (1998) e em Estatísticas educacionais (2006), todos pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é Professora do quadro permanente da UFPA, lotada no Campus Universitário de Castanhal. Na graduação. ministra as disciplinas: fundamentos teórico-metodológicos para o ensino de matemática, ludicidade, motricidade e corporeidade, bem como as relacionadas ao trabalho científico. Na extensão, coordena o projeto de formação continuada de educadores e de vivências lúdicas em cultura africana e afro-brasileira, voltado a educação das relações étnico-raciais. Na pesquisa, coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em interculturalidade e Educação (GEPIntE), voltado à problemática intercultural em espaços educativos, em especial na Educação Superior.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Oliveira da Silva, L., & Alfaia da Cunha, D. . (2021). HISTÓRIAS DE INCLUSÃO: A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA REDE MUNICIPAL DE CASTANHAL, PA. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(6), 1-23. https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9737

Edição

Seção

Artigos