HISTÓRIAS DE INCLUSÃO: A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA REDE MUNICIPAL DE CASTANHAL, PA.
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9737Palavras-chave:
Libras, Bilinguismo, Educação InclusivaResumo
O texto possui como foco de investigação a inserção da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como disciplina para alunos surdos e ouvintes, no município de Castanhal-Pa. A construção do referencial teórico parte do paradigma da educação inclusiva e de autores como Quadros (2008), Lacerda (2006), Barbosa (2011), Strobel (2008), Vasconcelos (2006), Cavalcante (2010), Gesser (2009) entre outros. A metodologia segue a abordagem qualitativa e se constitui como um estudo de caso, triangulado por uma pesquisa bibliográfica e documental. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com três sujeitos que participaram ativamente do processo de implementação da Libras no município citado. Os resultados do estudo evidenciam os principais atores, as instituições, processos e tensões que resultaram na inserção da Libras na rede municipal de ensino de Castanhal. As conclusões indicam as potencialidades da inserção de Libras no currículo municipal, bem como suas limitações, do ponto de vista da educação bilingue, evidenciando a existência de desafios para a consolidação de uma real educação inclusiva no nordeste paraense.
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