GÊNERO, NORMA, CORPO E PODER: CONCEITOS PARA ANALISAR UM CURRÍCULO DE CONTOS DE FADAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11299

Palavras-chave:

Gênero, Norma, Corpo, Poder, Currículo cultural

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir o conceito de gênero, como vem sendo pensado pela filósofa Judith Butler, e suas potencialidades para analisar currículos culturais. Para isso, realiza uma discussão teórica, em que se articulam os estudos realizados por Butler aos pressupostos de Michel Foucault e de algumas teóricas feministas contemporâneas. Argumenta-se que os conceitos de norma, corpo e poder são fundamentais para a compressão do conceito de gênero na perspectiva desenvolvida pela filósofa e que essa articulação é potente para analisar currículos culturais. Para evidenciar como isso ocorre, analisam-se, também, alguns Contos de Fadas que constituem um currículo de Contos de Fadas analisado em uma dissertação de mestrado. Com base na perspectiva pós-crítica do campo curricular, particularmente nas contribuições dos estudos culturais, mostra-se como esses elementos funcionam para a análise desse currículo, evidenciando tanto a reiteração das normas de gênero, como as possibilidades de resistência a elas.

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Biografia do Autor

Maria Beatriz de Freitas Vasconcelos, UFMG

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-graduada em Educação Infantil pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Pós-graduada em Práticas de Letramento e Alfabetização pela Universidade Federal de São João Del Rey.

Maria Carolina da Silva Caldeira, UFMG

Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Educação pela UFMG

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Publicado

2022-09-30

Como Citar

Vasconcelos, M. B. de F. ., & Caldeira, M. C. da S. . (2022). GÊNERO, NORMA, CORPO E PODER: CONCEITOS PARA ANALISAR UM CURRÍCULO DE CONTOS DE FADAS. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(9), 1-20. https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11299

Edição

Seção

Dossiê Temático