MULHERES NAS CIÊNCIAS: UMA QUESTÃO DE GÊNERO?
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11407Palavras-chave:
Mulher, Ciências Exatas, Inclusão SocialResumo
Propomos, por meio deste artigo, analisar a inserção da mulher no processo do ensino, bem como, refletir sobre dinamização e popularização das políticas públicas de ensino superior direcionadas para as Ciências Exatas. Optamos por uma abordagem de caráter qualitativo, tendo como base a pesquisa bibliográfica e principais interlocutores Simone de Beauvoir (1980), Radl-Philpp (2008; 2010; 2013) e Louro (2007; 2001), além de recorrermos aos bancos de dados do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) dentre outros recursos tecnológicos para identificarmos a participação de homens e mulheres nos programas de oferecimento de recursos para bolsistas de pesquisas nas áreas das Ciências Exatas. Percebemos que só por meio de incentivo aos estudos na área de exatas poderemos superar o processo de segregação existente entre homens e mulheres. Os construtos biológicos e sociais traçados pela sociedade evidenciam um processo de exclusão vivenciado pela mulher. As políticas e os programas estabelecidos pelo governo e pelas instituições de ensino e pesquisa podem contribuir significativamente para a redução da exclusão social da mulher.
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