MULHERES NAS CIÊNCIAS: UMA QUESTÃO DE GÊNERO?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11407

Palavras-chave:

Mulher, Ciências Exatas, Inclusão Social

Resumo

Propomos, por meio deste artigo, analisar a inserção da mulher no processo do ensino, bem como, refletir sobre dinamização e popularização das políticas públicas de ensino superior direcionadas para as Ciências Exatas. Optamos por uma abordagem de caráter qualitativo, tendo como base a pesquisa bibliográfica e principais interlocutores Simone de Beauvoir (1980), Radl-Philpp (2008; 2010; 2013)  e Louro (2007; 2001), além de recorrermos aos bancos de dados do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) dentre outros recursos tecnológicos para identificarmos a participação de homens e mulheres nos programas de oferecimento de recursos para bolsistas de pesquisas nas áreas das Ciências Exatas. Percebemos que só por meio de incentivo aos estudos na área de exatas poderemos superar o processo de segregação existente entre homens e mulheres. Os construtos biológicos e sociais traçados pela sociedade evidenciam um processo de exclusão vivenciado pela mulher. As políticas e os programas estabelecidos pelo governo e pelas instituições de ensino e pesquisa podem contribuir significativamente para a redução da exclusão social da mulher.

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Biografia do Autor

Cristina Silva dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB.  Professora Adjunta do Curso de Pedagogia – UESB

Rita Maria Radl-Philpp, Universidade de Santiago de Compostela - Espanha

Professora da Universidade de Santiago de Compostela e Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

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Publicado

2022-09-30

Como Citar

Santos, C. S. dos, Radl-Philpp, R. M. ., & Vieira, Z. S. (2022). MULHERES NAS CIÊNCIAS: UMA QUESTÃO DE GÊNERO? . Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(9), 1-15. https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11407

Edição

Seção

Dossiê Temático