ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CONTEXTOS INDÍGENAS AMAZÔNICOS
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8601Palavras-chave:
Estágio Supervisionado nas Aldeias, Pandemia, Amazônia, Ensino RemotoResumo
O objetivo deste texto é apresentar uma elaboração sobre o Estágio Supervisionado em territórios indígenas na Amazônia Está dividido em duas partes: a primeira compartilha uma experiência desenvolvida em 2018 em escolas indígenas por meio da participação de estudantes da Universidade Federal de Rondônia. Posteriormente, disponibiliza uma proposta pedagógica referente à realização de Estágio Supervisionado em tempos de pandemia nas aldeias indígenas com previsão de execução para abril a agosto de 2021, período do ensino remoto. Os procedimentos metodológicos consideraram a pesquisa bibliográfica e narrativa. Os resultados permitem inferir que a experiência desenvolvida anteriormente será de fundamental importância para a viabilização de uma proposição intercultural que possibilite a aproximação da UNIR com as práticas pedagógicas das escolas indígenas. Concluímos que apesar da precarização que ronda as aldeias brasileiras quanto a falta dos itens básicos para assegurar as exigências do ensino remoto traduzidas em alguns casos na falta de energia elétrica, internet instável e inexistência de computador, a luta pelo direito à educação pode mobilizar ações para a construção de condições básicas por meio de recursos da assistência estudantil que possam materializar a formação docente por meio de análises das práticas pedagógicas através dos recursos tecnológicos possíveis.
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