Quadrinhos da Turma da Mônica: desafios no Ensino de História

Autores

  • Ana Priscila de Oliveira Boa Sorte Universidade Estadual de Maringá
  • Elisangela Alves dos Reis Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i2.10797

Palavras-chave:

Memória, História, Ensino, Quadrinhos, Racismo, Indígenas

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência, demonstrando os resultados alcançados através das histórias em quadrinhos da Turma da Mônica no ensino de História do Brasil, sobretudo, a história de negros e indígenas no nosso país, para alunos de 15 a 17 anos de idade pertencentes a escola estadual Paulo Alberto Tomazinho na cidade de Umuarama no noroeste do Paraná no ano de 2020. As HQs fazem parte da metodologia que utilizamos para ajudar os alunos a compreender a História do Brasil, História indígena e africana e os preconceitos que existentes contra eles. Os dados foram obtidos a partir de questionários, prova e revisão das médias através dos boletins escolares. Com estas análises conclui-se que as histórias em quadrinhos da Turma da Mônica podem contribuir para o ensino-aprendizagem na disciplina de História do Brasil.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Priscila de Oliveira Boa Sorte, Universidade Estadual de Maringá

Pós-graduada em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). E-mail: boasorteboni@gmail.com

Elisangela Alves dos Reis, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação na Linha de Pesquisa "História e Historiografia da Educação" pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). E-mail: 01048799@alunos.unipar.br

Referências

ABRÃO, Daniel. Gomes, dos Santos Natanael. Grandes poderes trazem grandes responsabilidades: Refletindo sobre o uso das histórias em quadrinhos em sala de aula. Curitiba: Appris, 2014

AMANTE, Lúcia. OLIVEIRA, Isolina. Avaliação das Aprendizagens: Perspectivas, contextos e práticas. Universidade aberta do Brasil, 2016.

ARAUJO, Filipe Rodrigues de. Uso de imagens no processo de ensino aprendizagem em geografia na escola estadual ensino fundamental castro pinto, Jacaraú-PB, 2012.

BARBOSA, Alexandre.et al. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2014.

BARBOSA, Ana Paula. A reprodução do racismo a partir das obras de Monteiro Lobato na atualidade; Especialização Em Gênero e Diversidade na Escola, UFMG, 2016.

BARRETO, Maria Aparecida Santos Corrêa et al. Africanidade(s) e afrodescendência(s): perspectivas para a formação de professores. Vitória, ES: EDUFES, 2013.

BITTENCOURT JÚNIOR, Iosvaldyr Carvalho. As representações do negro nos museus do Rio Grande do Sul são marcadas pela invisibilidade simbólica: do “resgate” afro-brasileiro às pesquisas histórico-antropológicas a às visibilidades negras na museologia. In. Museus e Africanidades. Porto Alegre: EDIJUC, 2013.

CHINEN, Nobu. O negro nos quadrinhos do Brasil. Editora Peirópolis. 2019.

COSTIN, Claudia et al. A escola na pandemia: visões sobre a crise do ensino durante o Coronavírus. Porto Alegre, 2020.

CURY, Marília Xavier. Direitos indígenas no museu: novos procedimentos para uma nona política: a gestão de acervos em discussão. São Paulo: Secretaria da Cultura: ACAM Portinari: Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, 2016.

GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa. RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion, 2019.

GIUPATTO, Marcia. Metodologia da pergunta Porque questionar é importante para o ensino-aprendizagem. O que dizem as pesquisas, São Paulo,2021.

GUEDES, Silmara Regina. NICODEM, Maria Fátima Menegazzo. A utilização de imagens no ensino da história e sua contribuição para a construção de conhecimento. Medianeira. 2017.

JOLY, Martine. Introdução à Análise da Imagem, Lisboa, Ed. 70, 2007

MAHER, Terezinha Machado. A formação de professores indígenas: Uma discussão introdutória. Brasília: Ministério da educação continuada, alfabetização e diversidade, 2006

MORAES, Eulália Maria Aparecida de et al. O ensino de história da África, da cultura afro-brasileira e indígena: múltiplos olhares / Eulália Maria Aparecida de Moraes; Otávio Ribeiro Chaves; Ricardo Tadeu Caires Silva (Org.). – Cáceres: UNEMAT, 2018.

MUNANGA, Kabengele. Superando o racismo na escola. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

PEREIRA, Júnia Sales. Do colorido à cor: o complexo identitário na prática educativa. In.: GONÇALVES, Márcia de Almeida. Et. Al. Qual o valor da história hoje? Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012. p. 306 a 321.

REBLIN, Andréas Iuri. Viana, Nildo. Super-Heróis, cultura e sociedade. São Paulo: Ideias & Letras, 2011.

SILVA, Cássio Ferreira da. SANTOS, Érica de Oliveira. TAVARES, Marcelo Góes. Papa-capim e sua turma: Representações e imagens sobre o índio brasileiro nos HQs do Maurício de Souza. Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação Ano 11 Volume 1 Janeiro-Junho de 2017.

SILVA, Rafael Laytynher. A contribuição das histórias em quadrinhos de super-heróis para a formação de leitores críticos. Revista Anagrama (USP),2011. Disponível em: <https://www.usp.br/anagrama/SilvaLaytynher_hqleituracritica.pdf> acesso em: 10 de jul de 2022.

VERGUEIRO, WALDOMIRO. O panorama das histórias em quadrinhos no brasil. - São Paulo-SP: Peirópolis, 2017.

VERGUEIRO, WALDOMIRO. RAMOS, Paulo. Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. São Paulo: Contexto, 2009.

WESCHENFELDER, Gelson Vanderlei. Direitos e cidadania e os super-heróis. La Salle - Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 16, n. 1, jan./jun. 2011.

ZUBARAN, Maria Angélica; MACHADO, Lisandra Maria R. O que se expõe e o que se ensina: representações do negro nos museus do Rio Grande do Sul. In: Momento: Diálogos em educação. ISSN 0102-2717. V. 22, n. 1, p. 91-122, jan./jun.2013. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4225 Acesso em: 01 mai. 2022.

Downloads

Publicado

2022-12-26

Como Citar

Boa Sorte, A. P. de O., & Reis, E. A. dos. (2022). Quadrinhos da Turma da Mônica: desafios no Ensino de História. Revista De Iniciação à Docência, 7(2), 26-40. https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i2.10797