Integração do Pensamento Computacional e das Tecnologias Educacionais no Ensino Superior: um Recorte com os Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas do Estado de Pernambuco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i2.10812

Palavras-chave:

Pensamento Computacional, Tecnologias Educacionais, Formação de Professores, Licenciatura em Biologia

Resumo

O pensamento computacional (PC), a partir do artigo seminal de Wing em 2006, vem crescendo bastante nos mais diversos contextos e níveis educacionais. Esse termo, por sua vez, refere-se a um método para solução de problemas que utiliza conceitos básicos da ciência da computação e que pode ser utilizado por qualquer pessoa, independentemente de ser da computação ou não. O CNE/MEC em 2019 definiu diretrizes curriculares que preveem o desenvolvimento de habilidades do PC e tecnologias digitais para professores do ensino básico, mas que ainda não parecem se refletir no currículo das licenciaturas. Partindo desse pressuposto, como principal contribuição, o presente estudo apresenta uma pesquisa documental para investigar se os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Biologia ativos do Estado de Pernambuco têm integrado o PC e as tecnologias digitais em seus projetos pedagógicos (PPC) e como tem sido essa integração. Para realização deste estudo, foi utilizada a plataforma e-MEC como fonte de busca dos cursos nas instituições de ensino superior em Pernambuco, para posterior busca na web dos PPCs e sua análise. O estudo evidenciou que poucos cursos disponibilizam os seus PPCs e nenhum curso contempla o PC em sua estrutura curricular ou PPC.

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Biografia do Autor

Bruno Barboza dos Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada - PPGIA / UFRPE. Email: bruno.barboza@ufrpe.br

Iago Sinésio Ferris da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada - PPGIA / UFRPE. Email: iago.silva@ufersa.edu.br

Taciana Pontual Falcão, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada - PPGIA / UFRPE. E-mail: taciana.pontual@ufrpe.br

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Publicado

2022-12-26

Como Citar

Santos, B. B. dos, Silva, I. S. F. da, & Falcão, T. P. (2022). Integração do Pensamento Computacional e das Tecnologias Educacionais no Ensino Superior: um Recorte com os Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas do Estado de Pernambuco. Revista De Iniciação à Docência, 7(2), 148-166. https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i2.10812