Licenciandos do Pibid-matemática: autoavaliação da primeira experiência de iniciação à docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i2.10936

Palavras-chave:

Pibid-Matemática, Formação inicial, Autoavaliação, Ensino Remoto

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o processo de autoavaliação de licenciandos integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) de Matemática sobre a primeira experiência de iniciação à docência na Educação Básica. Os aportes metodológicos vinculam-se à pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Os participantes da investigação foram cinco Licenciandos do Curso de Matemática do Campus IV – Litoral Norte – Rio Tinto, da Universidade Federal da Paraíba, que são integrantes do Pibid-Matemática e atuam na Escola Cidadã Integral Senador Rui Carneiro (Mamanguape-PB). A coleta de dados utilizou um questionário online, que foi orientado em três categorias de análise: (i) as ações realizadas envolvendo a oficina pedagógica; (ii) os saberes docentes na formação do professor que ensina matemática; e (iii) as narrativas quanto à primeira experiência de iniciação à docência e quanto à importância da autoavaliação na prática pedagógica. Os resultados revelaram um aceno positivo na primeira aula dos pibidianos, percepção e atribuição nivelada de importância sobre os saberes necessários à docência, classificação de elementos didático-pedagógicos de maior inquietação envoltos na experiência e a possibilidade de ressignificar a autoavaliação, concebendo-a como instrumento de regulação na e da formação inicial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alex Alves, Universidade Estadual Paulista, Campus Bauru

Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Matemática para o Ensino Fundamental pela Universidade Federal da Paraíba. Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (na área de Educação Matemática, com foco em Modelagem Matemática). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência pela UNESP - Campus Bauru. Professor efetivo da ECI Senador Rui Carneiro e da EEEFM Frederico Lundgren. Atualmente, estuda e pesquisa sobre a Constituição da Área de Educação Matemática no Brasil; Modelagem Matemática na Educação Matemática; PIBID; Teoria da Complexidade; Saberes Docentes e Formação Profissional; Resolução, Exploração e Proposição de Problemas. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática da UFPB - GEPEM/UFPB/Campus IV.

Claudilene Gomes da Costa, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Engenharia Elétrica e de Computação (PPgEEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Associada II, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus IV, Rio Tinto, Paraíba, Brasil. E-mail: claudilene@dcx.ufpb.br

Agnes Liliane Lima Soares de Santana , Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Adjunta IV, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus IV, Rio Tinto, Paraíba, Brasil. E-mail: agnes@dcx.ufpb.br

Gilson Alves Ribeiro, Secretaria Estadual da Educação de São Paulo

Mestrando em Ensino de Ciências pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Professor da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo, São Paulo-SP, Brasil. E-mail:  gilsonalvesribeiro@gmail.com.

 

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BIBIANO, B. Autoavaliação: como ajudar seus alunos nesse processo. Revista Nova Escola. Março, 2010.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Trad. Maria Alvarez, Sara do Santos e Telmo Baptista. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf>. Acesso em: 06 fev. 2020.

COSTA, M. A. F.; COSTA, M. F. B. Projeto de pesquisa: entenda e faça. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

FREIRE, P. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

GIL, A. C. Gestão de pessoas. São Paulo: Atlas, 2001.

LIMA, F. J.; GONÇALVES, B. M. V. Formação docente e (re) elaboração do ensino de Matemática no âmbito do Pibid: o uso de jogos como estratégia metodológica. Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, v. 8, n. 3, p. 147-161, 2020.

MARINS, A. S.; TEIXEIRA, B. R.; SAVIOLI, A. M. P. D. Práticas de Ensino Exploratório de Matemática e a Mobilização/Desenvolvimento do Conhecimento Matemático para o Ensino por Participantes do Pibid. Bolema: Boletim de Educação Matemática [online]. 2021, v. 35, n. 69, pp. 314-342. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/MxLx6sx4zqtjrGSdyr9nmmL/?format=html&lang=pt# Acesso em: 02 jun. 2022.

MENDES, I. A. Tendências metodológicas no ensino de matemática. Belém: Ed. UFPA, 2008.

PARAÍBA. Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT). Plano Estratégico Curricular (PEC). Ensino Médio Integral. 4º Bimestre. João Pessoa, 2020.

RÉGNIER, J. C. Autoavaliação na prática pedagógica. Revista Diálogo Educacional, v.3, n.6, p. 53-68, 2002.

SOUZA, N. C. A. T. Influências do Pibid no conceito e na efetividade da qualidade em educação. Revista de Iniciação à Docência, v. 6, n. 2, p. 106-118, 2021.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

VIERO, V. L.; MARIANI, R. C. P. Iniciação à docência na formação inicial: algumas experiências do Pibid matemática/UFSM (2014-2018). Revista Eletrônica de Educação Matemática, Dossiê Temático: Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática, p. 1-22, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/82560 Acesso em: 01 jun. 2022.

Downloads

Publicado

2022-12-26

Como Citar

Alves, C. A., Costa, C. G. da, Santana , A. L. L. S. de, & Ribeiro, G. A. (2022). Licenciandos do Pibid-matemática: autoavaliação da primeira experiência de iniciação à docência. Revista De Iniciação à Docência, 7(2), 114-132. https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i2.10936