Licenciandos do Pibid-matemática: autoavaliação da primeira experiência de iniciação à docência
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i2.10936Palavras-chave:
Pibid-Matemática, Formação inicial, Autoavaliação, Ensino RemotoResumo
O objetivo deste artigo é analisar o processo de autoavaliação de licenciandos integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) de Matemática sobre a primeira experiência de iniciação à docência na Educação Básica. Os aportes metodológicos vinculam-se à pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Os participantes da investigação foram cinco Licenciandos do Curso de Matemática do Campus IV – Litoral Norte – Rio Tinto, da Universidade Federal da Paraíba, que são integrantes do Pibid-Matemática e atuam na Escola Cidadã Integral Senador Rui Carneiro (Mamanguape-PB). A coleta de dados utilizou um questionário online, que foi orientado em três categorias de análise: (i) as ações realizadas envolvendo a oficina pedagógica; (ii) os saberes docentes na formação do professor que ensina matemática; e (iii) as narrativas quanto à primeira experiência de iniciação à docência e quanto à importância da autoavaliação na prática pedagógica. Os resultados revelaram um aceno positivo na primeira aula dos pibidianos, percepção e atribuição nivelada de importância sobre os saberes necessários à docência, classificação de elementos didático-pedagógicos de maior inquietação envoltos na experiência e a possibilidade de ressignificar a autoavaliação, concebendo-a como instrumento de regulação na e da formação inicial.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BIBIANO, B. Autoavaliação: como ajudar seus alunos nesse processo. Revista Nova Escola. Março, 2010.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Trad. Maria Alvarez, Sara do Santos e Telmo Baptista. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf>. Acesso em: 06 fev. 2020.
COSTA, M. A. F.; COSTA, M. F. B. Projeto de pesquisa: entenda e faça. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
FREIRE, P. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
GIL, A. C. Gestão de pessoas. São Paulo: Atlas, 2001.
LIMA, F. J.; GONÇALVES, B. M. V. Formação docente e (re) elaboração do ensino de Matemática no âmbito do Pibid: o uso de jogos como estratégia metodológica. Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, v. 8, n. 3, p. 147-161, 2020.
MARINS, A. S.; TEIXEIRA, B. R.; SAVIOLI, A. M. P. D. Práticas de Ensino Exploratório de Matemática e a Mobilização/Desenvolvimento do Conhecimento Matemático para o Ensino por Participantes do Pibid. Bolema: Boletim de Educação Matemática [online]. 2021, v. 35, n. 69, pp. 314-342. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/MxLx6sx4zqtjrGSdyr9nmmL/?format=html&lang=pt# Acesso em: 02 jun. 2022.
MENDES, I. A. Tendências metodológicas no ensino de matemática. Belém: Ed. UFPA, 2008.
PARAÍBA. Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT). Plano Estratégico Curricular (PEC). Ensino Médio Integral. 4º Bimestre. João Pessoa, 2020.
RÉGNIER, J. C. Autoavaliação na prática pedagógica. Revista Diálogo Educacional, v.3, n.6, p. 53-68, 2002.
SOUZA, N. C. A. T. Influências do Pibid no conceito e na efetividade da qualidade em educação. Revista de Iniciação à Docência, v. 6, n. 2, p. 106-118, 2021.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
VIERO, V. L.; MARIANI, R. C. P. Iniciação à docência na formação inicial: algumas experiências do Pibid matemática/UFSM (2014-2018). Revista Eletrônica de Educação Matemática, Dossiê Temático: Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática, p. 1-22, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/82560 Acesso em: 01 jun. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.