“Prepare o seu coração pras coisas que eu vou contar eu venho lá do sertão”: relatos de uma experiência docente em tempos de pandemia da covid-19 no interior da Bahia

Autores

  • Alexandre do Valle Souza Centro Universitário Planalto do Distrito Federal & Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Boa Esperança
  • Cleide Bruno dos Santos Universidade do Estado da Bahia
  • Ednaide Barbosa dos Santos Faculdade Regional da Bahia & Universidade Estácio de Sá
  • Rozane da Conceição Silva Costa Unidade Acadêmica de Educação a Distância, Universidade do Estado da Bahia / Pós-graduando
  • Lorena Brito Góes Vieira Universidade Estadual de Santa Cruz https://orcid.org/0000-0002-8460-886X

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i2.11019

Palavras-chave:

Exclusão digital, Educação na pandemia, Zona Rural

Resumo

O presente artigo discute a experiência docente de uma professora da Educação Básica da rede pública do Estado da Bahia. O interesse pela temática se justifica pela necessidade e urgência de compreender como ocorreu o ensino no Brasil durante a pandemia nos lugares mais remotos. Os relatos postos neste estudo trazem as vivências do ensinar-aprender em um meio socioeconômico, geoclimático, educacional e digital desigual. Tem como objetivo compreender, a partir do Relato de Experiência docente, a realidade do processo de ensino-aprendizagem durante a pandemia em uma escola da rede pública estadual da Chapada Diamantina, interior da Bahia. Trata-se de um Relato de Experiência segundo Mussi, Flores e Almeida (2021). Diante dos fatos expostos, o ensino, em Zona Rural, passou por sérios problemas. Assim, pensa-se que, a partir destas reflexões, o reconhecimento de pequenos avanços, diante das grandes dificuldades enfrentadas, pode ser um bom motivo para a promoção de uma formação continuada mais inclusiva e digital dos profissionais envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre do Valle Souza, Centro Universitário Planalto do Distrito Federal & Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Boa Esperança

Graduado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Planalto do Distrito Federal – UNIPLAN/DF, Formação Pedagógica em Pedagogia pela FAFIBE- Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Boa Esperança. Email: alexandresouza.pos@gmail.com

Cleide Bruno dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Letras pela Universidade do Estado da Bahia. Email: cleide.brunno.12@gmail.com

Ednaide Barbosa dos Santos, Faculdade Regional da Bahia & Universidade Estácio de Sá

Graduada em Licenciatura em Educação Física pela Faculdade Regional da Bahia-UNIRB. Pós-Graduanda em Licenciatura em Educação Física Pela Universidade Estácio de Sá. Email: ednaidenunes@hotmail.com

Rozane da Conceição Silva Costa, Unidade Acadêmica de Educação a Distância, Universidade do Estado da Bahia / Pós-graduando

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia. Email: rozanecosta16@gmail.com

Lorena Brito Góes Vieira, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduada em Química pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Cruzeiro do Sul e Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Email: lbgvieira@hotmail.com

Referências

ARAÚJO, Rosana Sarita de. Contribuições da Metodologia WebQuest no Processo de letramento dos alunos nas séries iniciais no Ensino Fundamental. In: MERCADO, Luís Paulo Leopoldo (org.). Vivências com Aprendizagem na Internet. Maceió: Edufal – Universidade Federal de Alagoas, 2005. Disponível em: https://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1350. Acesso em: 16 jan. 2022.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 10 jan. 2022.

BRASIL. Diário Oficial da União. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno. Parecer CNE/CP nº 5/2020. Brasília, ed.: 103, seção: 1, p. 32. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/despacho-de-29-de-maio-de-2020-259412931. Acesso em: 11 jan. 2022.

BRASIL. Diário Oficial da União. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno. Resolução nº 2/2021. Brasília, ed.: 148, seção: 1, p. 51, 2021. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-2-de-5-de-agosto-de-2021-336647801. Acesso em: 11 jan. 2022.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Básica 2020: resumo técnico [recurso eletrônico] – Brasília, Inep, 2021. 70 p.: il. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2020.pdf. Acesso em: 11 jan. 2022.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 23 de dezembro de 1996. Lei que fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 08 abr. 2022.

BRASIL. Lei12.965, de 23 de Abril de 2014 – Marco Civil da Internet. Estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12965.htm. Acesso em: 06 fev. 2022.

CAIXETA, Natália Caroline et al. A síndrome de Burnout entre as profissões e suas consequências/Síndrome de Burnout entre profissões e suas consequências. Revista Brasileira de Saúde, Curitiba, v. 4, n. 1, jan./fev. 2021. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/22526. Acesso em: 09 fev. 2022.

CUNHA, Maira Darido da; BIZELLI, Jose Luis. Inovações tecnológicas e contexto escolar: reflexões necessárias. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 10, n. 1, p. 50-66, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/135790. Acesso em: 07 fev. 2022.

FERREIRA, Luiz Antonio Miguel; FERREIRA, Gustavo Fabris. A Volta às Aulas no Novo Normal. 2020. Disponível em: http://miguelferreira.com.br/2020/07/10/a-volta-as-aulas-no-novo-normal/. Acesso em: 07 fev. 2022.

FERREIRA, S. C. Apartheid digital em tempos de educação remota: atualizações do racismo brasileiro. EDUCAÇÃO, v. 10, n. 1, p. 11–24. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p11-24. Acesso em: 03 jan. 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança - Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz de Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP. 2000, p. 67.

GIRARDI, C. L.; LIMA, M. A. A. Na Bahia, quem vê cara, vê competência: reflexões sobre o REDA. In: VI Seminário Nacional e II Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, 2017, Vitória da Conquista. Seminário Gepráxis, 2017. v. 6. p. 593-609.

GUEDES, Luís Eduardo; SORJ, Bernardo. Exclusão Digital: problemas conceituais, evidências empíricas e políticas públicas. Scielo Brasil, 2006. Disponível em https://www.scielo.br/j/nec/a/vZ6fSRKr6SDKBHP6vdxbGTP/?lang=pt#. Acesso em: 14 jan. 2022.

IBGE. Classificação e caracterização dos espaços rurais e urbanos do Brasil: uma primeira aproximação, Coordenação de Geografia. Rio de Janeiro: IBGE, 2017. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/tipologias-do-territorio/15790-classificacao-e-caracterizacao-dos-espacos-rurais-e-urbanos-do-brasil.html?=&t=acesso-ao-produto. Acesso em: 31 set. 2022.

LEVY, Gisele Cristine Tenório de Machado; NUNES SOBRINHO, Francisco de Paula; SOUZA, Carlos Alberto Absalão de. Síndrome de Burnout em professores da rede pública. Production, v. 19, p. 458-465, 2009.

LIBÂNEO, José Carlos. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e pesquisa, v. 38, 2012.p. 13-28.

MUSSI, R. F. F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. PRESSUPOSTOS PARA A ELABORAÇÃO DE RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO CONHECIMENTO. Práxis Educacional, Vitória da Conquista - BA, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010/6134. Acesso em: 11 jan. 2022.

NASCIMENTO, L. S.; SOUZA, C. T. R. Educação de surdos e pandemia de covid-19: uma revisão sistemática acerca das questões que permeiam a realidade do ensino remoto. In: IV CINTEDI, 2021, Digital. IV CONGRESSO INTERNACIONAL de EDUCAÇÃO INCLUSIVA e JORNADA CHILENA BRASILEIRA de EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Campina Grande: Realize Eventos Científicos & Editora, 2021, p. 1-13.

OLIVEIRA, R. M.; CORREA, Y.; MORÉS, A. Ensino remoto emergencial em tempos de covid-19: formação docente e tecnologias digitais. Revista Internacional de Formação de Professores (RIPF), v. 5, p. 1, 2020.

OLIVEIRA, S. S.; SILVA, O. S. F.; SILVA, M. J. O. EDUCAR NA INCERTEZA E NA URGÊNCIA: IMPLICAÇÕES DO ENSINO REMOTO AO FAZER DOCENTE E A REINVENÇÃO DA SALA DE AULA. EDUCAÇÃO, v. 10, n. 1, p. 25–40. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p25-40. Acesso em: 03 jan. 2022.

PINHEIRO, Patrícia Peck. Direito digital. 6ª ed. São Paulo: Saraiva, 2016, p.25.

SANTOS, Milton. O lugar e o cotidiano. In: SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. - 4. ed. 2. reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. p. 212 - 222.

SILVA, Adriana Santos da. A tecnologia como nova prática pedagógica. Monografia apresentada ao curso de pós-graduação em Supervisão escolar. Vila Velha, 2011. Disponível em: http://maratavarespsictics.pbworks.com/w/file/fetch/85126729/A%20TECNOLOGIA%20COMO%20NOVA%20PR%C3%81TICA%20PEDAG%C3%93GICA.pdf. Acesso em: 06 fev. 2022.

Downloads

Publicado

2022-12-26

Como Citar

Souza, A. do V., Santos, C. B. dos, Santos, E. B. dos, Costa, R. da C. S., & Vieira, L. B. G. (2022). “Prepare o seu coração pras coisas que eu vou contar eu venho lá do sertão”: relatos de uma experiência docente em tempos de pandemia da covid-19 no interior da Bahia. Revista De Iniciação à Docência, 7(2), 56-74. https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i2.11019