Caracterizando el pensamiento metacognitivo del profesor de Física en formación
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i2.11186Palavras-chave:
Ensino, Filosofia da Ciência, Formação de ProfessoresResumo
Formar professores de física em formação inicial para a metacognição é um exercício ainda pouco explorado. Foram planejadas e executadas atividades baseadas na epistemologia da física, caracterizando seu pensamento metacognitivo. A coleta de dados foi no curso "Epistemologia da Física para o Ensino" de uma universidade pública de Bogotá. A análise dos dados ocorreu na metodologia de pesquisa qualitativa, especificamente por meio da análise do discurso, a partir de áudios e vídeos das atividades realizadas. A sequência temática do curso tratou de aspectos como observabilidade da natureza, perfis epistemológicos de conceitos científicos, entraves epistemológicos nos discursos de quem fala sobre física e visões sobre a Natureza da ciência. Os resultados indicam que os professores em formação desenvolveram habilidades de autoavaliação, reconhecendo seu processo de aprendizagem e projetando seus discursos para a docência. Apresentaram também autorregulação para enriquecer sua linguagem, modificando suas formas de dar sentido à construção do conhecimento em física e, no ensino de física, bem como um processo de conscientização da importância de assumir a metacognição como critério norteador de sua aprendizagem em vários aspectos.
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