As percepções dos egressos do Pibid da área de Ciências da Natureza: implicações do programa na formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.8940

Palavras-chave:

Formação inicial, Constituição identitária, Autonomia, Formação continuada

Resumo

O objetivo da presente pesquisa foi investigar as percepções dos egressos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da área de Ciências da Natureza em relação às contribuições que o programa teve na sua formação inicial e na sua constituição identitária docente. A presente pesquisa utiliza o método qualitativo e foi realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). O processo metodológico consistiu em investigar os trabalhos acadêmicos brasileiros (teses e dissertações) disponíveis na BDTD utilizando como palavra-chave “egressos pibid”, para isso foi selecionado os anos de 2015-2019. Após selecionarmos os trabalhos que contemplavam o objetivo da pesquisa, realizou-se a análise de conteúdo. A partir da pesquisa realizada, destacamos que o programa apresenta contribuições positivas para os egressos da área de Ciências da Natureza, fornecendo subsídios para constituição da identidade docente de um professor reflexivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tailine Penedo Batista, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas.

Eliane Gonçalves dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação nas Ciências. Docente do Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura e do Programa de Pós-Graduação no Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul- Cerro Largo.

Referências

ALVES, Roberlúcia Rodrigues. Professores iniciantes egressos do PIBID em ação: Aproximações à sua prática profissional. 2017. 136 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2017. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UECE-0_b19ede48749d0b924f9bc7cb3df21b50. Acesso em: 29 nov. 2020.

ANDRÉ, Marli. Política e programas de apoio a professores iniciantes no Brasil. Cadernos de pesquisa, v. 42, n. 145, p. 112-129, jan./abr. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000100008&lng=pt&tlng=pt . Acesso em: 30 nov. 2020.

ANDRÉ, Marli. Práticas Inovadoras na Formação de Professores. Campinas: Papirus, 2016. 280p.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BDTD. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Disponível em: http://www.ibict.br/informacao-para-a-pesquisa/bdtd . Acesso em: 15 nov. 2020.

BENITES, Larissa Cerignoni. Identidade do professor de Educação Física: um estudo sobre saberes docentes e a prática pedagógica. 2007. 199f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Motricidade). Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro-SP, 2007. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/96058. Acesso em: 14 nov. 2020.

BERVIAN, Paula Vanessa ; SANTOS, Eliane Gonçalves dos ; ARAÚJO, Maria Cristina Pansera. O PIBID como terceiro espaço: elementos para formação de professores de ciências na profissão. Interfaces da Educação, v. 10, p. 423-444, 2019. https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3441. Disponível em: < https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/3441. Acesso em: 11 dez. 2020.

CAPES. Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Brasília – DF, 2008. Disponível em: https://www.gov.br/capeseducacao-basica/capespibid. Acesso em: 20 nov. 2020.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho Almeida. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. 364p.

ERROBIDART, Nádia Cristina Guimarães; ROSA, Paulo Ricardo da Silva. A construção de saberes docentes no contexto de ações formativas colaborativas. Revista Brasileira de Pesquisa Sobre Formação Docente, Belo Horizonte, v. 11, n. 20, p. 65-88, abr. 2019. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/191/190. Acesso em: 30 nov. 2020.

FELÍCIO, Helena Maria dos Santos. PIBID como “terceiro espaço” de formação inicial de professores. Revista Diálogo Educ., v. 14, n 42, p. 415-434, Curitiba/PR, 2014. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/6587. Acesso em: 14 nov. 2020.

GARCIA, Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Tradução Isabel Narciso. Portugal: Porto Editora, 1999.

GARCIA, Maria Manuela Alves; HYPOLITO, Álvaro Moreira; VIEIRA, Jarbas Santos. As identidades docentes como fabricação da docência. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.31 n.1, pp.45-56, jan./mar. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v31n1/a04v31n1.pdf. Acesso em: 28 out. 2020.

GATTI, Bernadete Angelina et al. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Coleção Textos FCC, v. 41, p. 4-117, 2014. Disponível em: http://antigo.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/24112014-pibid-arquivoAnexado.pdf. Acesso em: 24 out. 2020.

GOULART, J. B. da S. et al. Reflexões entre a prática e a teoria a partir de olhares de bolsistas do Pibid aplicados em escolas da rede pública municipal de Porto Alegre/RS. Revista de Iniciação À Docência, [S.L.], v. 5, n. 2, p. 103, 2 ago. 2020. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/ Edicoes UESB. http://dx.doi.org/10.22481/rid-uesb.v5i2.7164. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/7164. Acesso em:28 ago. 2020.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2011. 127p.

KRASILCHIK, Myriam. Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 1, p. 85-93, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392000000100010&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 02 de dez. de 2020.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 2013.

MIZUKAMI, Maria de Graça Nicoletti. Escola e desenvolvimento profissional da docência. In: GATTI, Bernadete Angelina. et al. Por uma política nacional de formação de professores. São Paulo: Unesp, 2013, p.23 – 54.

NOFFS, Neide Aquino; RODRIGUES, Regina Célia Cola. A formação docente: PIBID e Estágio curricular supervisionado. E-Curriculum, São Paulo, v. 14, n.1, p.357-374, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/issue/view/1567. Acesso em: 29 nov. 2020.

NÓVOA, Antônio. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista Educación, Madrid. n.350, set-dez, 2009. Disponível em: http://www.revistaeducacion.educacion.es/re350_09.html. Acesso em: 1 dez. 2020.

PIMENTA, Selma Garrido. Práxis – ou indissociabilidade entre teoria e prática e a atividade docente. In.: PIMENTA, Selma Garrido. O Estágio na Formação de Professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 1994.

PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividades docentes. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.

SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. A formação de professores na perspectiva crítico-emancipadora. Linhas Críticas. Brasília: v. 1 7, n. 32, p. 13-31, jan./abr. 2011. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/9461/1/ARTIGO_FormacaoProfessoresPerspectiva.pdf. Acesso em: 07 mai. 2020.

SOCZEK, Daniel. Pibid como Formação de Professores: reflexões e considerações preliminares. Revista Brasileira de Pesquisa Sobre Formação Docente, Belo Horizonte, v. 3, n. 5, p. 57-69, ago. 2011. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/46. Acesso em: 25 nov. 2020.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação - n.13, p. 05-24. 2000. Disponível em: http://anped.tempsite.ws/novo_portal/rbe/rbedigital/RBDE13/RBDE13_05_MAURICE_TARDIF.pdf. Acesso em: 21 nov. 2020.

ZEICHNER, Ken. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidade. Educação, v. 35, n. 3, p. 479-504, maio/ago. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/2357. Acesso em: 25 jul. 2020.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Batista, T. P., & Santos, E. G. dos. (2021). As percepções dos egressos do Pibid da área de Ciências da Natureza: implicações do programa na formação docente. Revista De Iniciação à Docência, 6(2), 119-134. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.8940