Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Notícias
Atual
Arquivos
Normas de Submissão
Indexadores
Sobre a Rid-Uesb
A Revista de Iniciação à Docência
Diretrizes Éticas e de Boas Práticas de Publicação
Declaração de Privacidade
Cadastro de Parecerista
Materiais de Interesse
Equipe Editorial
Ficha Catalográfica
Contato
Buscar
Buscar
Edições UESB
Portal de Periódicos UESB
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 6 n. 2 (2021): V. 6 n. 2: (jul. - dez., 2021)
v. 6 n. 2 (2021): V. 6 n. 2: (jul. - dez., 2021)
Publicado:
2021-12-22
Edição Completa
Edição Completa, V.6 n. 2
1-689
Sumário
Sumário
2-5
PDF
Apresentação
Editorial
Daisi Teresinha Chapani
6-14
PDF
Artigos
(RE)construindo Biologia: estágio supervisionado em regência no ensino remoto emergencial durante pandemia de covid-19 no Brasil
Jamerson Santos Bandeira, Maria Danielle Araújo Mota
15-34
PDF
Estágio supervisionado em Química e os novos moldes da educação: um relato de experiência
Aniole dos Santos Ferreira, Maíra Souza Machado, Grasiely Faccin Borges
35-51
PDF
Uso de animações para o ensino inclusivo de imunologia: uma experiência docente
Joanna de Freitas Rocha, Letícia de Castro Viana, Erika Freitas Mota
52-70
PDF
A música acontece: experiências com música e cinema na escola de educação infantil
Mônica Araújo da Silva, Wenceslao Machado de Oliveira Jr
71-90
PDF
Práticas pedagógicas do Pibid Ciências da Natureza: mapeando tendências
Eril Medeiros da Fonseca, Crisna Daniela Krause Bierhalz
91-105
PDF
Influências do PIBID no conceito e na efetividade da qualidade em educação
Nathália Cristina Amorim Tamaio de Souza
106-118
PDF
As percepções dos egressos do Pibid da área de Ciências da Natureza: implicações do programa na formação docente
Tailine Penedo Batista, Eliane Gonçalves dos Santos
119-134
PDF
Ensinar por meio da Pedagogia por Projetos: reflexões acerca da prática de uma professora iniciante
Daiane Luzia de Matos Bueno, Fabiana Rosa Vilela de Oliveira Guilherme
135-154
PDF
A monitoria acadêmica como aliada no processo de formação teórico-prática de licenciandos em ciências biológicas
Maria Camila Braga, Herikson Araújo de Freitas
155-170
PDF
Jogo Ping Pong Aritmético como apoio no processo ensino-aprendizagem das operações básicas: um relato de experiência
Rahilson Dias Costa, Francisco Feitosa
171-188
PDF
Quando vivências humanas constroem Oásis: reflexões a partir da pedagogia de Freire sobre a atuação do pedagogo na educação não formal
Carla da Silva de Jesus, Alice Costa Macedo, Jaqueline Braga Morais Cajaiba
189-203
PDF
Educação Especial, Ensino de Ciências e contribuições do licenciado em Ciências Biológicas: investigações em uma APAE do Norte do Paraná
Nathália Ribeiro Coelho Barbosa, Carolina Borghi Mendes
204-224
PDF
Potencialidades do processo de implementação de Unidades Didáticas Multiestratégicas para a formação inicial de professores de Química
Francisco Otávio Cintra Ferrarini, Amadeu Moura Bego
225-247
PDF
Matemática na Prova Brasil: Refletindo sobre a Formação Docente para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Claudionor de Oliveira Pastana, Erisnaldo Francisco Reis, Edilene de Freitas Gonçalves
248-266
PDF
Roda de conversa: diálogo docente para o acompanhamento do ensino aprendizagem na EJA da Rede Estadual da Bahia
Adriana de Mello Amorim Novais Silva, Nereida Maria Santos Mafra de Benedictis
267-282
PDF
Formação continuada pós Pacto-BA e PNAIC: o ensino da leitura e da escrita no ERE à luz de fios discursivos freireanos
Márcia de Cassia Santos Mendes, Maria Aparecida Pacheco Gusmão
283-298
PDF
Escola sem partido: representações da neutralidade política e ideológica no trabalho docente
Karina Mendonça Miranda, Andreia Cristina Freitas Barreto
299-318
PDF
O que entendemos por Mentalidade Científica? Construções, Sentidos e Significados
Fabiana Correia Moura, Marcos Antônio Pinto Ribeiro
319-340
PDF
Dossiê Paulo Freire: Olhares sobre a formação docente
Apresentação do Dossiê "Paulo Freire: olhares sobre a formação docente"
Ana Paula Solino Bastos, Simoni Tormöhlen Gehlen
342-344
PDF
A experiência do Pibid na UEMA sob os olhares freireanos: objetivos, metas e estratégias de formação profissional do Pibid na UEMA
Maria Goretti Cavalcante de Carvalho, Deuzimar Costa Serra
345-362
PDF
Retalhos biográficos de uma professora iniciante
Flaviane Coutinho Neves Americano Rego, Helena Amaral da Fontoura
363-379
PDF
Contribuições de práticas freirianas para a formação de professores/as: experiência de uma gestão escolar
Cosmerina Souza de Carvalho, Lilian Moreira Cruz
380-396
PDF
O legado de Paulo Freire na Formação de Educadores em espaços formais e não-formais de ensino
Maria Teresinha Verle Kaefer, Taniamara Vizzotto Chaves
397-414
PDF
Relatos de experiência: uma contribuição freiriana para pensar o trabalho do tutor virtual
Maria Valdinete de Pontes Matias, João Batista Gonçalves Bueno
415-432
PDF
O desafio do estágio docente na Modalidade Remota como práxis em Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde
Luanna Lua Sousa Felício, Carmem Virgínia Moraes da Silva
433-451
PDF
Cartas à Dona Suzana: uma viagem de São Paulo a Salvador na formação de educadores científicos com Paulo Freire
Rafael Vitame Kauano, Felipe Barbosa Dias, André Kyoshi Fujii Ferrazo, Paula de Oliveira Souza
452-473
PDF
Estudos de caso à luz da perspectiva freiriana: aprendizagens para a docência
Ana Maria Carmo, Andréia Francisco Afonso
474-488
PDF
Uso de histórias em quadrinhos como recurso didático no ensino de Geografia: uma possibilidade para trabalhar a categoria Lugar
Ian Moura Martins, Teresa Cristina Cantanhede Borges, Audivan Ribeiro Garces Junior
489-506
PDF
O referencial freireano e as pesquisas sobre formação inicial de professores na área das ciências da natureza: considerações iniciais
Pedro Neves da Rocha, Renato Eugênio da Silva Diniz
507-525
PDF
Formação docente, metodologias ativas e problematização: diálogos com Paulo Freire
Thiago Jovane Nascimento, Sonia Regina de Souza Fernandes
526-548
PDF
Ser tia ou professora? Profissionalidade na educação infantil, um olhar sobre as representações de professores do segmento
Jeanny Meiry Sombra Silva
549-564
PDF
Contribuições de Paulo Freire na formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos: uma análise da produção científica sob a ótica do Methodi Ordinatio
Juliane Retko Urban, Antonio Carlos Frasson
565-582
PDF
Lembranças freireanas: reflexões docentes para pensar a formação de professores na Educação de Jovens e Adultos
Renato Antônio Ribeiro, Simone Sendin Moreira Guimarães
583-602
PDF
Valores e atitudes na formação de docentes de matemática
Marinalva Lopes Ribeiro, Delma Ferreira de Oliveira
603-619
PDF
Contribuições de Paulo Freire para as práticas pedagógicas de formadores(as) de professores(as) que ensinam Matemática
Ainá Montessanti Selingardi , Beatriz de Macêdo Zero, Samanta Margarida Milani
620-640
PDF
Paulo Freire e os modelos de formação docente: a práxis como categoria
Caio Corrêa Derossi, Bethânia Mederiros Geremias
641-658
PDF
O Intelectual Orgânico como Educador Popular: aproximações entre as ideias de Antonio Gramsci e Paulo Freire
Flávia Ribeiro Amaro
659-674
PDF
Direitos humanos, valores morais e educação libertadora: diálogos para a construção da autonomia na escola
Rita Melissa Lepre, Isabel Cristina de Campos, Eduardo Silva Benetti, Matheus Estevão Ferreira da Silva
675-689
PDF
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Palavras-chave
Artigos mais lidos
A importância da intervenção pedagógica no processo de desenvolvimento de crianças do ensino fundamental
1730
Matemática no ensino médio: dificuldades encontradas nos conteúdos das quatro operações básicas
1319
(RE)construindo Biologia: estágio supervisionado em regência no ensino remoto emergencial durante pandemia de covid-19 no Brasil
705
Abordagem do tema terrorismo em sala de aula por meio de uma sequência didática
583
Planejamento pedagógico para o espaço-tempo aula: reflexões sobre o ato de planejar durante o ERE
530
Edição Atual