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Dossiê 2024.1: 20 anos da Lei 10.639/03 e seu legado na consolidação de uma agenda política para a Educação das Relações Étnico-Raciais

2023-09-23

O impacto da aprovação da Lei 10.639/03 representa um projeto político que se iniciou nas demandas históricas do Movimento Social Negro, consolidado mediante a ação de vários embates políticos.  Essa legislação implementada no Brasil, no início dos anos 2000, foi histórica, pois reivindica a necessidade da educação das relações étnico-raciais, Isto é, a obrigatoriedade do ensino de história africana e afro-brasileira em todos os níveis da educação. Esse dossiê pretende receber textos originais e inéditos, nacionais e internacionais que contemplem pesquisas empíricas e teórico-metodológicas voltadas para a educação das relações étnico-raciais em distintos campos e áreas de produção de conhecimento.

Coordenadores: Prof. Dr. Dener S. Silveira (UESB) & Prof. Dr. José Ricardo Marques dos Santos (UESB)

Prazo para submissão de manuscritos: 15 de março de 2024.

Previsão de publicação: 30 de junho 2024.

Saiba mais sobre Dossiê 2024.1: 20 anos da Lei 10.639/03 e seu legado na consolidação de uma agenda política para a Educação das Relações Étnico-Raciais

Edição Atual

v. 5 n. 1 (2024): (Jan./Jun.) - Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais
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Publicado: 2024-08-31

Editorial

  • Editorial

    José Valdir Jesus de Santana, José Ricardo Marques dos Santos
    1-3

Artigos

  • Mandume e outras histórias: discursos contra-coloniais em Chimamanda e Emicida

    Roberta Teixeira Nascimento
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.22481/sertanias.v5i1.15151
  • “Pelos meus crias eu mato e morro fora da lei”: amizade, honra e conflitos nas dinâmicas faccionais

    Janrryer Mota Santos, José Miranda Oliveira Júnior
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.22481/sertanias.v5i1.15144
  • Estudo de caso sobre a casa de acolhimento de crianças e adolescentes em Vitória da Conquista - BA, Brasil

    Bruna Silva da Hora, Marcela de Oliveira Pessôa
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.22481/sertanias.v5i1.15242
  • Notas sobre patriarcado, gênero e cidade na Suméria, IV a II milênios A.E.C.

    Washington Ramos dos Santos Júnior
    1-31
    DOI: https://doi.org/10.22481/sertanias.v5i1.13346
  • Subversão do sexo, ideologia de gênero e consequências do Movimento Feminista: uma análise de pautas antifeministas

    Milena Rodrigues Carneiro de Melo
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.22481/sertanias.v5i1.15275
  • Decolonialidade na educação em Ciências: um olhar para as relações étnico-raciais

    Rafael Casaes de Brito, Catiana Nery Leal
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.22481/sertanias.v5i1.14261
  • O Programa Residência Pedagógica, formação de professores no contexto da licenciatura em Química do Instituto Federal da Bahia, Campus Porto Seguro: possíveis efeitos

    Renata Teixeira Nascimento, Kátia Silva Santos
    1-37
    DOI: https://doi.org/10.22481/sertanias.v5i1.15138
  • O perfil pedagógico e a percepção de professores baianos sobre a alfabetização de crianças com deficiência intelectual

    Geane Patrícia Novaes
    1-29
    DOI: https://doi.org/10.22481/sertanias.v5i1.15142
  • Infância, saúde e corpo em uma abordagem antropológica na educação infantil

    Beatriz Brandão dos Santos, Lenine Bandeira da Costa
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.22481/sertanias.v5i1.14229

Ensaios

  • O Implicamento Negro

    Juliano Gadelha
    1-29
    DOI: https://doi.org/10.22481/sertanias.v5i1.14254
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