Notícias

Dossiê 2024.1: 20 anos da Lei 10.639/03 e seu legado na consolidação de uma agenda política para a Educação das Relações Étnico-Raciais

2023-09-23

O impacto da aprovação da Lei 10.639/03 representa um projeto político que se iniciou nas demandas históricas do Movimento Social Negro, consolidado mediante a ação de vários embates políticos.  Essa legislação implementada no Brasil, no início dos anos 2000, foi histórica, pois reivindica a necessidade da educação das relações étnico-raciais, Isto é, a obrigatoriedade do ensino de história africana e afro-brasileira em todos os níveis da educação. Esse dossiê pretende receber textos originais e inéditos, nacionais e internacionais que contemplem pesquisas empíricas e teórico-metodológicas voltadas para a educação das relações étnico-raciais em distintos campos e áreas de produção de conhecimento.

Coordenadores: Prof. Dr. Dener S. Silveira (UESB) & Prof. Dr. José Ricardo Marques dos Santos (UESB)

Prazo para submissão de manuscritos: 15 de março de 2024.

Previsão de publicação: 30 de junho 2024.

Saiba mais sobre Dossiê 2024.1: 20 anos da Lei 10.639/03 e seu legado na consolidação de uma agenda política para a Educação das Relações Étnico-Raciais

Edição Atual

v. 5 n. 2 (2024): (Jul./Dez.) Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais
					Visualizar v. 5 n. 2 (2024): (Jul./Dez.) Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais
Publicado: 2024-12-30

Editorial

  • Editorial

    José Valdir Jesus de Santana, José Ricardo Marques dos Santos
    1-2

Artigos

  • “Escola sem partido” e “ideologia de gênero” na prática de docentes e discentes da educação básica: uma análise crítica

    Ana Beatriz Medeiros Cardoso , Daniel Soares Rumbelsperger Rodrigues , David Feitosa Rodrigues , Gabriele Afonso da Silva , Letícia Santos Pandolfi , Luís Eduardo Almeida Honda
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.22481/sertanias.v5i2.15767
  • Notas sobre educação escolar e práticas culturais na Comunidade Quilombola Barreiro Grande, Serra do Ramalho/BA

    Romário Pereira Carvalho, José Valdir Jesus de Santana, Vangéria Teixeira Kunhavalik
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.22481/sertanias.v5i2.15776
  • A deficiência intelectual e a adaptação de atividades de Língua Inglesa nas perspectivas da teoria interacionista e da educação inclusiva

    Janaína Britto de Castro Weber, Ricael Spirandeli Rocha
    1-30
    DOI: https://doi.org/10.22481/sertanias.v5i2.14964

Ensaios

  • Semelhança, Sísifo e experiência fílmica em espaços educativos

    Mônica Medina Santos Almeida Neves, Washington Ramos dos Santos Junior
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.22481/sertanias.v5i2.15661
Ver Todas as Edições