Gestão dos recursos do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE): primeiras aproximações
DOI:
https://doi.org/10.22481/poliges.v4i1.12483Palavras-chave:
CACS/FUNDEB, Políticas Públicas, PNATEResumo
Políticas públicas são ações governamentais para garantir e colocar em prática não apenas direitos constitucionais, como também o bem-estar da população. Na educação, o planejamento dessas políticas é feito em consonância com o poder legislativo, executivo e judiciário. O Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) representa um avanço nas políticas de acesso e permanência na educação para alunos das áreas rurais. Este artigo exordial teve como objetivo geral: explicitar, em linhas gerais, o funcionamento do PNATE.Seus objetivos específicos foram: Reconhecer os responsáveis pela gestão do PNATE, bem como, evidenciar a função do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB (CACS/FUNDEB) e identificar o montante de repasse do PNATE em 2022 para Vitória da Conquista. Empregou-se pesquisa bibliográfica e documental sustentada no paradigma participativo, contou-se com dados de natureza quantitativa e qualitativa, extraídos pela observação assistemática. A interpretação se deu pela pré-anális com estatística simples e análise de conteúdo disposta em três categorias: Propósitos, Gestão e CACS/FUNDEB. Inferiu-se que o PNATE é executado pela Entidade Executora (EEx) e pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) que também o controla juntamente com o CACS/FUNDEB. Seu intuito ulterior é promover a permanência do aluno na escola.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Alef; MINEIRO, Márcia. O cenário da Educação Profissional Continuada
em Contabilidade na cidade de Vitória da Conquista. Cadernos de Ciências
Sociais Aplicadas, Vitória da Conquista. V.16, n.18, p.8-24.jul/dez,2019. Disponível
em: <https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/5736/4324 >. Acesso
em: 10 jun 2020
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Edição revista e ampliada. São Paulo: Edições
, 2011.
BRASIL. Lei nº 10.880, de 9 de junho de 2004. Institui o PNATE Brasília, 09 Junho
Disponível em:
<https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/p
nate/legislacao/LEIN10.880DE9DEJUNHODE2004.pdf> Acesso em: 01 abr 2023
BRASIL. Lei Nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Diretrizes de execução do PNAE,
Brasília, 16 Junho 2009. Disponível
em:>https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l11947.htm<
Acesso em: 01 abr. 2023
BRASIL. Resolução/CD/FNDE n. 8 de 20 de maio de 2020 do MEC. Critérios de
assistência financeira do PNAE, Brasília, 8 maio de 2020. Disponível
em:<https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/program
as/pnate/legislacao/resolucoes-nao-vigentes/RESOLUON08DE20DEMAIODE2020.p
df>. Acesso em: 01 abr. 2023
BRASIL. Resolução/CD/FNDE nº 18, de 22 de outubro de 2021. diretrizes e
orientações ao PNATE. Disponível em:
<https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/p
nate/legislacao/RESOLUOCDFNDEN18DE22DEOUTUBRODE2021.pdf> Acesso
em 01 abr. 2023
BRASIL. Site do MEC. Disponível em: <
https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/financiamento
/fundeb> Acesso em: 19 abr. 2023
CORALINA, Cora. Trecho do poema Meu Melhor Livro de Leitura. In: Vintém de
cobre: Meias confissões de Aninha. São Paulo: Global Editora, 1997.
GOMES,Elson Luiz Teixeira. Atuação do conselho de acompanhamento e controle
social do FUNDEB (CACS-FUNDEB) na execução do Programa Nacional de Apoio
ao Transporte Escolar (PNATE) Disponível em:
>https://bdm.unb.br/handle/10483/1506< Acesso em:01 abr. 2023
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos metodologia científica. 4.ed.
São Paulo: Atlas, 2001.
MINEIRO, Márcia. Gestão de Recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola
(PDDE): Escolas Municipais de Vitória da Conquista no período de 1999 a 2003.
Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Contabilidade (Gestão Pública),
Fundação Visconde de Cairu (FVC), Salvador, 2005.
MINEIRO, Márcia. O essencial é invisível aos olhos: a concepção dos estudantes
sobre a mediação didática lúdica na educação superior. 2021. 445 f. Tese
(Doutorado) - Curso de Educação, Faculdade de Educação (Faced), Universidade
Federal da Bahia, Salvador, 2021. Disponível em:
<https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/33486/1/Tese%20-%20Marcia%20Mineiro%
05.2021fv.pdf.> Acesso em: 01 abr. 2023.
MINEIRO, Márcia; Silva, Mara. A. Alves. da; FERREIRA, Lúcia. Gracia. PESQUISA
QUALITATIVA E QUANTITATIVA: imbricação de múltiplos e complexos fatores das
abordagens investigativas. Momento - Diálogos Em Educação, 31(03), 201–218.
Novembro de 2022 Disponível em:
https://periodicos.furg.br/momento/article/download/14538/9891/51619 Acesso em
abr. 2023
RIBEIRO, A. C.; JESUS, W. F. de. A trajetória histórica da política pública de
transporte escolar: um olhar sob a assistência dos programas federais para a
educação básica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 66, p.
–159, 2016. DOI: 10.20396/rho.v15i66.8643707. Disponível em:
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8643707 .
Acesso em: 17 abr. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.