Educação inclusiva na educação infantil

Autores

  • Relma Urel Carbone Carneiro

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Educação Infantil, Prática Pedagógica

Resumo

Este artigo tem como objetivo desencadear uma reflexão sobre a educação inclusiva na educação infantil, considerando a educação inclusiva como um modelo educacional referendado por políticas públicas, no entanto ainda distante da realidade escolar. A reflexão é no sentido de pensar nas mudanças necessárias desde a educação infantil, por ser esta a primeira etapa da educação básica e período crítico no processo de desenvolvimento e aprendizagem de crianças com deficiência. A construção da escola inclusiva desde a educação infantil implica em pensar em seus espaços, tempos, profissionais, recursos pedagógicos etc., voltados para a possibilidade de acesso, permanência e desenvolvimento pleno também de alunos com deficiências, alunos esses que, em virtude de suas particularidades, apresentam necessidades educacionais que são especiais. O texto aborda, entre outros aspectos, a necessidade de se repensar a prática pedagógica como elemento fundamental de inclusão escolar na educação infantil. A prática pedagógica inclusiva deverá se constituir pela junção do conhecimento adquirido pelo professor ao longo de sua trajetória e da disponibilidade em buscar novas formas de fazer considerando a diversidade dos alunos e as suas características individuais.

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Como Citar

CARBONE CARNEIRO, Relma Urel. Educação inclusiva na educação infantil. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 8, n. 12, p. 81–95, 2012. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/praxis/article/view/688. Acesso em: 14 nov. 2025.

Edição

Seção

Dossiê temático