O white bear e a sua relação com a teoria absoluta: o caráter punitivo da pena

Autores

  • Ruteh Ribeiro Oliveira de Lima Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Caroline de Almeida Santos Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.22481/rccd.v0i2.4716

Palavras-chave:

Teoria Absoluta. White Bear. Justiça. Vingança. Punição.

Resumo

O presente artigo tem por escopo analisar de maneira sucinta e crítica a Teoria Absoluta da aplicação da pena e a relação que esta possui com o White Bear – episódio da série ficcional Black Mirror. Juntamente com tais acepções, pretende-se mostrar como o desejo de punição e vingança encontram-se, ainda, presentes na sociedade brasileira hodierna e como tais, em determinadas comunidades, persistem, mostrando uma descrença na justiça estatal. Destarte, a realidade prisional no país reafirma tal desejo, o de punição pelo sofrimento que a comunidade, de maneira geral, defende quando se trata de infratores da norma penal, ou, melhor dizendo, daqueles indivíduos etiquetados como criminosos. A conclusão alcançada por este estudo é de que há uma necessidade de discutir qual o real objetivo da aplicação da pena, bem como ela é aplicada pelo Estado, assim como apresentado em White Bear, e qual a relação entre esta, a sociedade e o sentido de justiça.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bittencourt CR. Tratado de Direito Penal: parte geral 1. 23. ed. São Paulo: Saraiva; 2017.

Foucault M. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Tradução de Lígia M. Ponde Vassalo. Petrópolis: Vozes; 1986.

Greco R. Código Penal Comentado. 11. ed. Rio de Janeiro: Impetus; 2017.

Greco R. Curso de Direito Penal: Parte geral. 17. ed. Rio de Janeiro: Impetus; 2015.

Locke J. Segundo tratado sobre o governo civil e outros escritos: ensaio sobre a origem, os limites e os fins verdadeiros do governo civil. Petrópolis: Vozes; 1994.

Oliveira A. Black Mirror nos faz ver como usamos o sofrimento alheio para expiar nossa insatisfação. El País Brasil; 2017. Disponível em: https://brasil.elpais.com.

Santos T (Org.). Infopen: Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias. Brasília: Ministério da Justiça e Segurança Pública, Departamento Penitenciário Nacional; 2017.

Sznick V. Manual de Direito Penal: Parte geral. São Paulo: Livraria e Editora Universitária de Direito; 2002.

Varella D. Estação Carandiru. São Paulo: Companhia das Letras; 1999.

Velasco C, D’Agostino R, Reis T. Brasil teve quase 400 mortes violentas nos presídios em 2016. G1; 2017. Disponível em: https://g1.globo.com/politica.

Verdélio A. Com 726 mil presos, Brasil tem terceira maior população carcerária do mundo. Agência Brasil; 2017. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br.

Pensador Anônimo. Você sabe o significado da música Diário de um detento – Racionais MC’s?. 2015. Disponível em: https://pensadoranonimo.com.br.

Downloads

Publicado

2019-01-29

Como Citar

LIMA, Ruteh Ribeiro Oliveira de; SANTOS, Caroline de Almeida. O white bear e a sua relação com a teoria absoluta: o caráter punitivo da pena. Revista Científica do Curso de Direito, [S. l.], n. 2, p. 97–111, 2019. DOI: 10.22481/rccd.v0i2.4716. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/rccd/article/view/4716. Acesso em: 19 maio. 2026.

Edição

Seção

Artigos