Pesquisa intervenção-formativa em Psicologia escolar: contribuições da Psicologia históricocultural em intermediação com a Pedagogia histórico-crítica

Autores

  • Fabiane Rizo Salomão
  • Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho

Resumo

Este artigo objetiva apresentar os resultados obtidos em uma pesquisa de mestrado (SOUZA, 2017),
relacionando as contribuições da Psicologia histórico-cultural em intermediação com a Pedagogia histórico-crítica
para esse processo, no intuito de realizar uma análise crítica à forma como a psicologia escolar e educacional
tradicional tem contribuído para a patologização e medicalização dos processos educativos, além de apontar novas
possibilidades de atuação do psicólogo no contexto escolar. A crítica à atuação da Psicologia tradicional se respalda
nas afirmações de autores quanto à necessidade de haver a mediação de uma teoria pedagógica histórico-crítica
para respaldar a teoria e prática da psicologia escolar e educacional. Para tanto, nos respaldaremos em Vigotski
(1996), Martins (2013), Saviani (2019), Patto (1987, 1997b, 2003), Viotto Filho (2012, 2018) e demais autores que
têm contribuído com estudos sobre o tema.

 

 

 

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Publicado

2020-09-05

Como Citar

RIZO SALOMÃO, Fabiane; ALIPRANDO TUIM VIOTTO FILHO, Irineu. Pesquisa intervenção-formativa em Psicologia escolar: contribuições da Psicologia históricocultural em intermediação com a Pedagogia histórico-crítica. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, [S. l.], n. 23, p. 90–103, 2020. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/aprender/article/view/7318. Acesso em: 4 jul. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: TEMAS EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO SOB O ENFOQUE HISTÓRICO-CULTURAL