Luamanda: um ensaio sobre a construção do afeto e do feminino negro
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v15i2.14868Palavras-chave:
Relações amorosas, Interseccionalidade, Feminismo negro, Luamanda, Conceição EvaristoResumo
Este estudo buscou analisar o conto "Luamanda", da autora Conceição Evaristo, com o objetivo de compreender os mecanismos narrativos que interligam discursos sobre as figuras de mulheres negras e os vínculos afetivos que elas vivenciam na sociedade. A análise centra-se no conto "Luamanda", presente no livro Olhos d’água, de 2016, e é fundamentada nas reflexões das intelectuais Teresa de Lauretis (1987), Lélia Gonzalez (2020), Grada Kilomba (2019), bell hooks (2024), Joyce Gonçalves (2015), Adriana Maria de Abreu Barbosa (2011) Fernanda Mendonça e Adriana Maria de Abreu Barbosa (2019) e Carla Akotirene (2019). Os objetivos incluem: analisar a representação do feminino negro na sociedade, explorar as possibilidades de vivência de relações afetuosas para mulheres negras, desmistificar a figura da mulher negra e discutir a importância do autoconhecimento para que mulheres negras possam estabelecer laços afetivos. Para a realização deste estudo, foi utilizada a metodologia de cunho teórico-bibliográfico. Ao ler "Luamanda", reafirmamos a ideia de que a literatura de autoria feminina negra é fundamental para refletir sobre as perspectivas de amor disponíveis para mulheres negras.
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