Mapeamento da evolução histórica do uso e ocupação do solo no município de João Pessoa-PB, de 1985 a 2022
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v8.e2024.e15608Palavras-chave:
uso e ocupação, mosaico agrícola, urbanização, variação espaço-temporal, INPEResumo
O mapeamento do Uso e Ocupação do solo constitui um procedimento que permite analisar como determinada área está sendo ocupada e qual o reflexo disso na sociedade. Nesse sentido, este trabalho foi desenvolvido com objetivo de mapear a ocupação do solo da cidade de João Pessoa-PB, onde configura uma das cidades que mais crescem no Brasil. Assim, este artigo foi desenvolvido a partir do processamento de imagens obtidas do sistema INPE e do LANDSAT 5 e 8. O período de 1985 a 2022 apresenta modificações no uso em áreas urbanas e agrícolas, onde se observa o aumento dos núcleos urbanos. A supressão da vegetação e a impermeabilização do solo constituem os problemas mais recorrentes desse processo de expansão urbana.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Geopauta

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.