Mapeamento da evolução histórica do uso e ocupação do solo no município de João Pessoa-PB, de 1985 a 2022
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v8.e2024.e15608Keywords:
uso e ocupação, mosaico agrícola, urbanização, variação espaço-temporal, INPEAbstract
O mapeamento do Uso e Ocupação do solo constitui um procedimento que permite analisar como determinada área está sendo ocupada e qual o reflexo disso na sociedade. Nesse sentido, este trabalho foi desenvolvido com objetivo de mapear a ocupação do solo da cidade de João Pessoa-PB, onde configura uma das cidades que mais crescem no Brasil. Assim, este artigo foi desenvolvido a partir do processamento de imagens obtidas do sistema INPE e do LANDSAT 5 e 8. O período de 1985 a 2022 apresenta modificações no uso em áreas urbanas e agrícolas, onde se observa o aumento dos núcleos urbanos. A supressão da vegetação e a impermeabilização do solo constituem os problemas mais recorrentes desse processo de expansão urbana.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Geopauta

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.