Análise espaço temporal das coberturas campestres do bioma Pampa: reflexões sobre a sua degradação
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v8.e2024.e15647Keywords:
Geoprocessamento, dinâmica do uso e cobertura da terra, legislação ambiental, commodities agrícolasAbstract
As áreas com Formação Campestres presentes no Bioma Pampa são consideradas zonas de elevada pressão para o avanço das fronteiras agrícolas, especialmente por commodities agrícolas. Neste sentido, o objetivo do presente artigo foi o de avaliar a dinâmica espaço temporal (1985-2022) das coberturas de Formação Campestre do Bioma Pampa presente no estado do Rio Grande do Sul visando identificar as fronteiras agrícolas e o grau de degradação deste bioma. Foram utilziadas técnicas de geoprocessamento e os dados provenientes da coleção 8 do MapBiomas. No período de 1985 a 2022 houve a supressão de 56,3% da vegetação Campestre remanescente que existia em 1985, restando 31% de vegetação remanescente. A supressão da vegetação nativa se deu, predominantemente, em prol da Sojicultura.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Geopauta

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.