Metamorfoses teóricas do geossistema e o lugar da paisagem nas obras de Georges Bertrand
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v8.e2024.e15645Keywords:
geossistema, geografia física, natureza, GTPAbstract
Este estudo objetivou examinar as contribuições da produção científica de Georges Bertrand em Geossistema para a análise da Paisagem na Geografia. Para tanto, tece a discussão em torno do conceito de Geossistema transcorrido em Bertrand (1978), Beroutchachvili e Bertrand (1978), Bertrand (2004), Bertrand, Bertrand (2007) e Bertrand (2008). Depreende-se pelo itinerário científico investigado que o lugar da paisagem em Bertrand não é inflexível, é da natureza do método e da epistemologia desse conceito na Geografia Física. A sua contribuição reside em oferecer seis níveis espaciais da paisagem, em integrar a organização dos elementos físico-naturais de forma sistêmica e compatível com as interferências humanas, e da evolução do seu pensamento ao materializar paradigmas pela comunhão a outros conceitos de conhecimento geográfico.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Geopauta

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.