Cenário da gestão integrada da zona costeira no Pará-Brasil e Beira- Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v8.e2024.e15572Abstract
No atual contexto das mudanças climáticas, observa-se que os ambientes costeiros se apresentam como locais de maior risco e vulnerabilidade socioambiental, principalmente, com a recorrência de eventos extremos, chamando a atenção para políticas de planejamento e gestão dessas áreas. Este artigo objetivou avaliar o estado da arte da gestão costeira no Estado do Pará (Brasil) e na província de Beira (Moçambique), buscando identificar os avanços e permanências nas ações sobre as questões ambientais na zona costeira de ambas unidades territoriais. Na revisão e análise de artigos e documentos institucionais identificou-se que, tanto no Pará quanto na Beira, a gestão costeira integrada, deverá envolver as comunidades locais para efetividade das politicas públicas, o que ainda se coloca como um desafio
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Geopauta

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.