O evento extremo de precipitação do outono de 2024 na região hidrográfica do Guaíba (RS)
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v8.e2024.e15684Palabras clave:
evento extremo, precipitação, efeito orográficoResumen
Neste artigo apresentamos o evento extremo de precipitação ocorrido Região Hidrográfica do Guaíba (RHG) no outono de 2024, na perspectiva da climatologia geográfica. Discutimos, inicialmente, os conceitos de extremo climático e a proposta análise da sucessão de três eventos de precipitação em sequência. Para esta análise foram organizados dados diários de estações meteorológicas do INMET e do CEMADEN. Os três eventos foram: o primeiro, com 500mm, em média; seguido por outro com 200mm; e o último de 100mm. A distribuição da precipitação indica efeito orográfico e desencadeou movimentos de massa nas encostas e inundações extraordinárias, tanto nas sub bacias, como na Região Metropolitana de Porto Alegre, onde o sistema de proteção contra cheias colapsou, por falta de manutenção.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Geopauta

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Declaração de Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.