A educação em solos como contribuição ao debate dos ODS na disciplina de Pedologia, curso de Geografia da FCT/Unesp câmpus de Presidente Prudente
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v8.e2024.e15592Palabras clave:
ecotinta, metodologia ativa, arte, pedologiaResumen
Em 2015, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU foram implementados globalmente para enfrentar os impactos ambientais negativos causados pelas ações humanas. Contudo, a falta de investimentos compromete seu cumprimento. Nesse contexto, a Educação Ambiental desempenha um papel crucial ao sensibilizar a sociedade para os problemas ambientais, alinhando-se aos ODS. Entre as metodologias inovadoras, destaca-se o uso de ecotinta à base de solo, que alia arte, valorização do solo e práticas sustentáveis. Este artigo relata uma experiência prática realizada na disciplina de Pedologia, nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Geografia da FCT/UNESP, em Presidente Prudente, utilizando ecotinta como ferramenta pedagógica para promover a Educação em Solos e a conscientização ambiental em abordagens escolares alternativas.
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