Índice de Anomalias de Chuvas (IAC) para a sub-bacia hidrográfica do rio Sucuru, alto curso do rio Paraíba- PB
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v8.e2024.e15589Palavras-chave:
precipitação, semiaridez, anos extremosResumo
O presente trabalho constitui-se da análise da variação das precipitações na sub-bacia hidrográfica do rio Sucuru, alto curso do rio Paraíba, através do Índice de Anomalias de Chuvas (IAC). Para tanto, se utilizou dados pluviométricos dos anos de 2000 a 2019, coletados no site da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA), para determinar o IAC anual. Desta maneira, percebeu-se que no período de 2000 a 2011 houve o predomínio de IAC chuvoso a extremamente chuvoso e no período de 2012 a 2019, houve o predomínio de IAC seco a extremamente seco. Portanto, conclui-se que a sub-bacia hidrográfica do rio Sucuru é marcada por longos períodos de seca, ocasionando prejuízos para a população.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Geopauta

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.