Análise preliminar das áreas de preservação permanente e reserva legal declaradas no CAR na área de contribuição hidrográfica da UHE Cachoeira Dourada (GO/MG)
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v8.e2024.e15587Palavras-chave:
passivo ambiental, módulos fiscais, área de preservação permanente, Cadastro Ambiental RuralResumo
Este estudo objetivou avaliar as propriedades rurais registradas no CAR, verificando os percentuais de áreas declaradas como Área de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal na área de contribuição da Usina Hidrelétrica de Cachoeira Dourada, na divisa entre os estados de Goiás e Minas Gerais. Utilizando um banco de dados georreferenciados e ferramentas como o ArcGIS PRO®, foram avaliadas 13.496 propriedades em 13 municípios. Identificou-se que existe uma grande concentração fundiária na área de estudo nas mãos de poucos proprietários e um registro de informações validadas no SICAR inferior a 30%. As análises preliminares demonstram um alto percentual de propriedades que declararam suas áreas de preservação permanente e reserva legal em desconformidade com a legislação ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Geopauta

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.