Trançados e letramentos : relatos de um projeto de Pesquisa e Prática Pedagógica na Escola Tupinikim da Aldeia Comboios- Aracruz/ES

  • Aline F. R. Elisiário Tupinikim Universidade Federal do Espírito Santo
  • Edinalva F. Rodriguês Tupinikim Universidade Federal do Espírito Santo
  • Joselda C. Passos Tupinikim Universidade Federal do Espírito Santo
  • Larissa D. Florêncio Tupinikim Universidade Federal do Espírito Santo
  • Luzia F. Rodrigues Tupinikim Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

O presente relato nasce de um projeto pedagógico desenvolvido na Aldeia Tupinikim de Comboios, município de Aracruz- ES, durante a disciplina Projetos de Pesquisa e Prática Pedagógica – PPPP III, no curso de Licenciatura Intercultural Indígena Tupinikim e Guarani, do Programa de Licenciaturas Indígenas – PROLIND, oferecido pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. O projeto teve como objetivos: Pesquisar com os mais velhos os tipos de trançados, colaborando na reafirmação cultural do nosso povo Tupiniquim; Reconhecer os tipos de trançados Tupiniquim; Confeccionar alguns tipos de trançados; Produzir textos coletivos a partir dos trançados e analisar o processo de letramento a partir de atividades contextualizadas. O projeto se apoiou metodologicamente na pesquisa-ação com intuito de identificar as técnicas e manuseios dos trançados Tupinikim, construindo momentos de partilhas com os anciãos e intercâmbios entre outras aldeias Tupinikim.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-06-30
Como Citar
TUPINIKIM, Aline F. R. Elisiário et al. Trançados e letramentos : relatos de um projeto de Pesquisa e Prática Pedagógica na Escola Tupinikim da Aldeia Comboios- Aracruz/ES. ODEERE, [S.l.], v. 3, n. 5, p. 223-229, jun. 2018. ISSN 2525-4715. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/4148>. Acesso em: 23 set. 2018. doi: https://doi.org/10.22481/odeere.v3i5.4148.