Notícias

Chamada para publicação

2020-06-05

Prezados,

 

A Comissão Administrativa da Revista Científica do Curso de Direito torna pública a chamada de publicação de artigos para a quarta edição da RCCD – 4. ed., com prazo para submissão ATÉ O DIA 05 DE JULHO DE 2020.

Não é exigido que o articulista seja graduado em Direito, devendo apenas o tema do artigo ser relacionado às ciências jurídicas. 

Os textos deverão ser formatados e submetidos de acordo com as regras presentes na aba SOBRE > SUBMISSÕES > DIRETRIZES PARA AUTORES, onde também encontram-se todas as demais informações.

Ressalta-se que os artigos devem, OBRIGATORIAMENTE, ser submetidos ATRAVÉS DO E-MAIL: rccd@uesb.edu.br. Deve-se ter atenção, especialmente, ao art. 14º de nossas "Diretrizes para autores".

A fim de facilitar a atividade de formatação de acordo com as normas da revista, clique aqui para ter acesso ao Artigo Modelo, o qual poderá ser utilizado com base de referência.

Atenciosamente,

 

A Comissão Administrativa.

Saiba mais sobre Chamada para publicação

Edição Atual

n. 3 (2019): Terceira Edição
					Visualizar n. 3 (2019): Terceira Edição

Em um ano de constantes ataques à educação, a publicação de mais uma edição da Revista Científica do Curso de Direito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia representa um ato de defesa das pesquisas desenvolvidas no país e do ensino público nacional. Desde sua edição inaugural, a RCCD propõe-se a difundir os trabalhos realizados na área do Direito, valorizando o empenho exercido pelos pesquisadores e a sua importância no cenário social e acadêmico.

Aliamo-nos a uma concepção de educação transformadora, voltada para uma efetiva mudança da realidade existente, a qual deve ser, para tanto, colocada sob a lupa do explorador, de quem dela afasta-se a fim de que possa admirá-la e toma-la como seu objeto de estudo, criticando-a, como nos ensina um dos maiores pensadores da pedagogia mundial e Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire.

Dessa maneira, desenvolvimento nacional algum se sustenta ou sequer existe sem o devido fomento à educação, com o respeito aos pilares constitucionais que caracterizam as universidades: o ensino, a pesquisa e a extensão. Através deles, é possível propor soluções, encontrar alternativas, viabilizar novas formas de aprendizagem, democratizar o saber, dentre tantas outras coisas.

A presente edição volta-se, uma vez mais, para temas cuja discussão faz-se imprescindível, seja no âmbito interno ou internacional, expondo preocupações e desafios a serem enfrentados pela sociedade.

A Comissão Administrativa.

Publicado: 2019-12-31
Ver Todas as Edições