v. 9 n. 1 (2024): v.9 n.1 : (jan./dez., 2024)

					Visualizar v. 9 n. 1 (2024): v.9 n.1 : (jan./dez., 2024)
Publicado: 2024-03-04

Editorial

Apresentação

  • Apresentação: Estágio Supervisionado nas Licenciaturas

    Edvonete Souza de Alencar, Etienne Lautenschlager (Autor)
    e14885; 1-4
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14885

Artigos

  • O coordenador pedagógico e a formação continuada de professores: reflexões sobre educação, escola e diversidades de gêneros

    Georgeton Pires Correia, Cínthia Maria Seibert Santos (Autor)
    e13658; 1-17
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13658
  • Processos formativos da docência: relato de experiência do Programa Residência Pedagógica no núcleo de Geografia

    Letícia Almeida Lopes, Muriel Pinto (Autor)
    e13530; 1-18
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13530
  • Faces da violência contra a mulher: a heterogeneidade discursiva como ferramenta metodológica

    Anna Biatrys Moura, Célia Maria de Medeiros (Autor)
    e13938; 1-18
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13938
  • Cordéis na escola: a literatura como homenagem

    Natália Gonçalves de Souza Santos, Maria Clara Barbosa Bernardo (Autor)
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14152
  • Estágio Curricular Supervisionado: O Currículo de Pedagogia da Universidade Federal da Grande Dourados

    Edvonete Souza de Alencar, Cristiane Ribeiro Cabral Rocha (Autor)
    e13664; 1-13
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13664
  • Concepções de estudantes do ensino médio sobre soluções químicas: reflexões a partir do desenvolvimento de uma sequência didática

    Gustavo Wendel Rodrigues Alves, Daniela Marques Alexandrino (Autor)
    e13636; 1-20
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13636
  • O estágio curricular supervisionado como espaço formativo para os saberes necessários à prática educativa

    Tiago Donizete Alves, Andréia Silva Abbiati (Autor)
    e13597; 1-20
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13597
  • Narrativas pedagógicas sobre a formação docente nos contextos de estágio supervisionado: caminhos e possibilidades de exploração

    Lucan Fernandes Moreno (Autor)
    e13579; 1-18
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13579
  • Estágio Supervisionado na Educação Básica: experiências distintas contribuindo para a formação do pedagogo

    Simone de Souza, Cristiane Batistioli Vendrame (Autor)
    e13517; 1-16
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13517
  • Reflexões acerca do estágio supervisionado nas licenciaturas: uma oportunidade de vivenciar a realidade escolar

    Camila Martins Januário de Freitas (Autor)
    e13094; 1-14
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13094
  • Reflexões e apontamentos sobre o regime remoto a partir do Estágio Supervisionado em Ensino de Biologia fundamentado na Pedagogia Histórico-Crítica

    Ana Paula Biondo Lhamas, Izabela Lourenço Silva, Carolina Borghi Mendes (Autor)
    e13691; 1-16
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13691
  • Orientação profissional: relato de experiência com alunos da 3ª série do Ensino Médio

    Lohana Oliveira Leite, Paloma Lima Viana, Carmem Virgínia Moraes da Silva (Autor)
    e13689; 1-15
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13689
  • Contribuições do estágio curricular supervisionado na formação e prática docente: análise com estudantes do curso de Pedagogia da UFPR

    Debora Cristina Lopes (Autor)
    e13688; 1-21
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13688
  • Estágio supervisionado remoto na licenciatura em Física: o que dizem os licenciandos?

    Caroline Dorada Pereira Portela, Ivanilda Higa, Ivanilda Higa (Autor)
    e13685; 1-20
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13685
  • Observando para Transformar: contribuições do Estágio Supervisionado de observação para a Formação Inicial Docente

    Mellissa Moreira Figueiredo Barbosa, Marcela Eduarda Santos da Cruz (Autor)
    e13683; 1-18
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13683
  • Relato de experiência: reflexão sobre docência a partir do estágio supervisionado em Geografia no IF Baiano

    Michely da Silva Felix, Adriele dos Santos Oliveira, Aline dos Santos Lima (Autor)
    e13676; 1-17
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13676
  • Projeto de Investigação em Docência: uma proposta de estágio com pesquisa na formação inicial docente

    Leandro de Oliveira Rabelo, Maria Lucia Vital dos Santos Abib (Autor)
    e13668; 1-15
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13668
  • Estágio curricular em Sociologia e a formação docente: experiências em uma escola de Ensino Médio em Petrolina-PE

    Zulcimara Araujo Amorim, Rosicleide Araújo de Melo (Autor)
    e13666; 1-15
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13666
  • História da Química e Histórias em Quadrinhos: relato de experiência no estágio supervisionado na Licenciatura em Química

    Maria Gabriela da Costa Melo, Leossandra Cabral de Luna (Autor)
    e13665; 1-17
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13665
  • Iniciación a la práctica profesional en educación primaria: informe de una experiencia de innovación didáctica con la mediación del programa Erasmus Pro

    Florbela Rodrigues, Maria Eduarda Ferreira (Autor)
    e13641; 1-16
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13641
  • Saberes Docentes no Ensino Superior: Desafios e Tendências

    Jhones Rodrigues de Jesus, Christian Santos Fonseca, Guadalupe Edilma Licona de Macedo (Autor)
    e14658; 1-16
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14658
  • Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade: Experiência de Estágio na Licenciatura em Ciências Biológicas

    Thaís Mendes Rocha, Josie Agatha Parrilha da Silva (Autor)
    e13988; 1-20
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13988
  • O programa residência pedagógica e a formação docente em licenciatura em Física: relato de experiência em uma turma de eletrotécnica do IFRN campus Caicó

    Álison Pereira da Silva, Hugo Vitor Freitas Guedes, Mikael Jakson Silva Gomes (Autor)
    e14908; 1-17
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14908
  • Organização textual e argumentação aplicadas ao gênero “coluna jornalística”

    Igor Frontelmo Mendonça, João Antônio Lopes da Silva (Autor)
    e14880; 1-17
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14880
  • Residência Pedagógica em Língua Portuguesa: memórias, reflexões e experiências na busca de uma educação atenta às relações étnico-raciais

    Michele de Jesus Santos (Autor)
    e14737; 1-15
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14737
  • Tematizando o futsal nas aulas de educação física no ensino médio integrado

    Ivia Salarolli Alves, Larissa Beraldo Kawashima, Marcos Roberto Godoi (Autor)
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14887
  • Estratégias computacionais para visualização de biomoléculas com aplicações para o ensino e estímulo à pesquisa em biologia no ensino médio

    Zaira Oliveira Santos, Bruno Silva Andrade, Rodrigo da Luz Silva (Autor)
    e14854; 1-21
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14854
  • Quando as palavras fracassam a música fala: memórias de experiências de vozes universitárias que emergem em playlists musicais, sob a forma de podcasts, nas aulas de Oralidade, em uma Licenciatura

    Marcelo Vieira da Nóbrega (Autor)
    e15423; 1-17
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.15423
  • Análise do estágio de docência nos programas de pós-graduação como espaço de formação pedagógica do professor do ensino superior

    Clarisse Silva Caetano, Jairo Antonio Paixão, Doiara Silva dos Santos (Autor)
    e15112; 1-18
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.15112
  • erspectivas e desafios: um diálogo sobre a importância das tecnologias para o Ensino de Matemática

    Jairon da Conceição Lima (Autor)
    e14558; 1-15
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14558
  • Contos acerca dos/nos encantos e desencantos da/na reforma do “Novo Ensino Médio”: o que se mostra da/na percepção de professores de Química em formação

    Maria Tereza Greff Benites, Elka Monaliza da Silva Santos, Vivian dos Santos Calixto (Autor)
    e15420; 1-21
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.15420
  • Estágio supervisionado em ambiente não escolar: um olhar sobre a atuação da(o) profissional de Pedagogia

    Francisco Claudio da Paz, Ana Paula Vieira e Souza, Deyverson Luener de Oliveira Ferreira (Autor)
    e13786; 1-18
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13786