A neopedagogia da gramática: uma história de conquistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v1i1.13325

Palavras-chave:

Professor Francisco Dequi. Neopedagogia da Gramática. Modernização da Língua Portuguesa.

Resumo

Francisco Dequi, professor de Língua Portuguesa e bacharel em Direito, é o mentor da Neopedagogia da Gramática, um novo caminho para o ensino de nossa Língua Portuguesa. Ao longo dos anos, ele criou e implementou o Instituto Pró-Universidade Canoense (IPUC) e a Faculdade de Tecnologia IPUC (FATIPUC), escreveu importantes obras didáticas, promoveu congressos, fundou um importante órgão de pesquisa, o Centro de Estudos Sintagramaticais (CES). Mas esse pesquisador não se aquieta e está sempre em busca do aprimoramento de suas obras e teses e, principalmente, de novos adeptos que o auxiliem a levar adiante a Neopedagogia da Gramática. Para isso, ele oferece curso de graduação em Letras e cursos de pós-graduação, sempre utilizando seu método de ensino. Agora, a primeira turma do Curso de Pós-Graduação em Neopedagogia da Gramática está apta a utilizar essa nova forma de ensino, seja em sala de aula, em palestras, realizando alguma prova de conhecimento ou qualquer outra atividade que precise lidar com a linguagem escrita ou oral. Assim, conhecer a Neopedagogia da Gramática é percorrer este caminho proposto por Dequi; é ser levado a perceber fatos gramaticais antes não notados; é fazer parte desta história de conquistas. Para a constituição do artigo, além de serem efetuadas pequisas em obras e arquivos pessoais de Francisco Dequi, realizaram-se entrevistas escritas com esse professor e com os alunos da primeira turma do Curso de Pós-Graduação em Neopedagogia da Gramática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Grazielli Fernandes , Faculdade de Tecnologia do IPUC

Especialista em Neopedagogia da Gramática pela FATIPUC, Canoas/RS. Professora de Língua Portuguesa da rede municipal de Canoas-RS. 

Arlinda Maria Caetano Fontes, Faculdade de Tecnologia do IPUC

Mestre em Comunicação/Semiótica, coordenadora e professora do Curso de Especialização em Neopedagogia da Gramática, da FATIPUC, Canoas/RS, orientadora do TCC. 

Referências

DEQUI, Francisco. Bases Gramaticais Multilíngues - Síntese da Sintagramática. Canoas: Centro de Estudos Sintagramaticais, 2004. ______. Carta Magna da Língua Portuguesa. 2. ed. Canoas: Centro de Estudos Sintagramaticais, 2006a. ______. Interpretação Objetiva. Canoas: Centro de Estudos Sintagramaticais, 2006b. ______. Neopedagogia da Gramática: 18 teses surpreendentes. Canoas: Centro de Estudos Sintagramaticais, 2005. ______. Português Fono-orto-morfo. Canoas: Centro de Estudos Sintagramaticais, 2002c. ______. Redação por Recomposição. 12. ed. Canoas: Centro de Estudos Sintagramaticais, 2002a. ______. Sintagramática. 6. ed. Canoas: Centro de Estudos Sintagramaticais, 2008. ______. Verbo Diagramado. 7. ed. Canoas: Centro de Estudos Sintagramaticais, 2002b.

Lingu@ Nostr@ - Revista Virtual de Estudos de Gramática e Linguística do Curso de Letras da Faculdade de Tecnologia IPUC – FATIPUC. ISSN 2317-232083www.linguanostra.ipuc.edu.br – linguanostra@ipuc.edu.br – Canoas/RS, Volume 1, Número 1, janeiro / junho de 2013.RIO GRANDE DO SUL. Assembleia Legislativa. Lei n.º 9.188. Porto Alegre, 08 de janeiro de 1991. SILVA, Arlinda Maria Caetano. Prefácio. In: DEQUI, Francisco. Sintagramática. 6. ed. Canoas: Centro de Estudos Sintagramaticais, 2008. SITE DO CENTRO DE ESTUDOS SINTAGRAMATICAIS. Disponível em: <https://ces.ipuc.edu.br/>. Acesso em: 09 fev. 2012. SITE DO INSTITUTO PRÓ-UNIVERSIDADE CANOENSE. Disponível em: <http://www.ipuc.com.br>. Acesso em: 09 fev. 2012.

Downloads

Publicado

2013-07-01