Os sintagramas da neopedagogia da gramática na análise dos textos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v1i1.13323

Palavras-chave:

Análise textual. Neopedagogia da Gramática. Sintagramática. Sintagrama.

Resumo

Este artigo propõe-se a mostrar e descrever os sintagramas utilizados na prática da Neopedagogia da Gramática. Trata-se de símbolos visuais que categorizam os elementos do texto a fim de tornar mais atraentes as atividades de leitura e escrita. Tais símbolos foram idealizados pelo Professor FranciscoDequi, criador do Centro de Estudos Sintagramaticais – CES −, ao conceber a sua Neopedagogia da Gramática. Com eles, analisam-se textos de forma precisa e com muita brevidade, facilitando as tarefas de compreensão, interpretação e produção textuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alceu Vanzing, Faculdade de Tecnologia do IPUC

Licenciado em Letras pelo UNILASALLE, de Canoas/RS; especialista em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa pela UFRGS; docente na Educação Básica e nos cursos de Letras e Especialização em Neopedagogia da Gramática, na Faculdade de Tecnologia do IPUC/FATIPUC, em Canoas/RS. E-mail: <professor.alceu@gmail.com>.2 Licenciada em Letras pela UNISINOS, de São Leopoldo/RS; especialista em Teoria da Literatura pela PUCRS e em Linguística do Texto pela UNISINOS; mestre em Comunicação/Semiótica pela UNISINOS; docente e coordenadora dos cursos de Letras e Especialização em Neopedagogia da Gramática, na Faculdade de Tecnologia do IPUC/FATIPUC, em Canoas/RS.       

Arlinda Maria Caetano Fontes, Faculdade de Tecnologia do IPUC

Licenciada em Letras pela UNISINOS, de São Leopoldo/RS; especialista em Teoria da Literatura pela PUCRS e em Linguística do Texto pela UNISINOS; mestre em Comunicação/Semiótica pela UNISINOS; docente e coordenadora dos cursos de Letras e Especialização em Neopedagogia da Gramática, na Faculdade de Tecnologia do IPUC/FATIPUC, em Canoas/RS.       

Referências

A EDUCAÇÃO precisa de resposta. Zero Hora, Porto Alegre, 03 de outubro de 2012. Disponível em: <http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/precisamosderespostas/19,0,3905216,Editorial-Alem-da-avaliacao.html>. Acesso em: 03 out. 2012. ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

Lingu@ Nostr@ - Revista Virtual de Estudos de Gramática e Linguística do Curso de Letras da Faculdade de Tecnologia IPUC – FATIPUC. ISSN 2317-232038 www.linguanostra.ipuc.edu.br – linguanostra@ipuc.edu.br – Canoas/RS, Volume 1, Número 1, janeiro / junho de 2013.CAMÕES, Luís Vaz de. Os Lusíadas. Apresentação, organização e notas de Jane Tutikian. Porto Alegre: L&PM, 2010. CHOMSKY, Noam. Linguagem e mente. Tradução de Roberto Leal Ferreira. 3. ed. São Paulo: Editora da UNESP, 2009. DEQUI, Francisco. Carta Magna da Língua Portuguesa. 5. ed. Canoas: IPUC/FATIPUC, 2011. ______. Neopedagogia da Gramática– 18 teses surpreendentes. 2. ed. Canoas: IPUC/FATIPUC, 2011. ______. Sintagramática– Identificação de determinantes e determinados. 5. ed. Canoas: Edipuc, 2001. ______. Sintagramática. 6. ed. Canoas: IPUC/FATIPUC, 2008.

Downloads

Publicado

2013-07-01

Como Citar

VANZING, Alceu; FONTES, Arlinda Maria Caetano. Os sintagramas da neopedagogia da gramática na análise dos textos. Língu@ Nostr@, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 14–38, 2013. DOI: 10.22481/lnostra.v1i1.13323. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/lnostra/article/view/15413. Acesso em: 3 jul. 2025.