Reflexões acerca da gramática e da análise linguística no ensino de língua materna

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v3i2.13271

Palavras-chave:

Análise Linguística. Ensino de Língua Materna. Linguística e Ensino.

Resumo

Trabalhar versando sobre atividades de Análise Linguística através dos gêneros, de conteúdos gramaticais ou de produções textuais nas aulas de língua materna, promove a ampliação das possibilidades do uso linguístico. Assim, os pressupostos norteadores do ensino de Português como língua materna recomendam práticas pedagógicas centradas na concepção interacionista da linguagem. Entretanto, ainda hoje é difícil encontrar essa visão subsidiando as atividades em sala de aula, sobretudo as atividades de Análise Linguística. Além da confusão estabelecida entre o ensino de Análise Linguística e o ensino da gramática tradicional, verifica-se também que as metodologias assumidas pelos docentes nem sempre favorecem uma reflexão acerca dos fenômenos linguísticos. Assim, este artigo pretende trazer para o campo da reflexão um debate sobre o ensino e a Análise Linguística, de forma a contribuir para reflexões e problematizações que possibilitam lançar luzes à prática docente.

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Biografia do Autor

Sueder Souza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Discente do Curso de Letras Português-Inglês da Universidade Tecnológica Federal do Paraná –UTFPR, Curitiba, Brasil. Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq e membro dos Grupos de Pesquisa em Estudos da Linguagem e Estudos do Som e da Fala. 

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Publicado

2016-01-20

Edição

Seção

Artigos - Dossiê