A leitura de imagens do “Maluquinho” de Ziraldo (2014) como estratégia de motivação ao letramento literário
DOI:
https://doi.org/10.29327/232521.8.2-12Palavras-chave:
Leitura de Imagens, Estratégia, Letramento Literário, Multiletramentos, EducaçãoResumo
Este artigo apresenta a leitura de cinco imagens extraídas do livro O Menino Maluquinho, do escritor Ziraldo (2014), como sugestão estratégica para a atividade que Cosson (2019, 2020) denomina como sendo de motivação ao letramento literário. Além disso, com o intuito de ampliar as alternativas com o uso de imagem do livro, contemplamos abordagens em letramentos e multiletramentos, multimodalidade, literatura e educação. Para atender a esse propósito, buscamos suporte nos estudos de Zilberman (2012), Lajolo (2002, 2018), Rojo e Moura (2019), Rojo (2009, 2012), Cosson (2019, 2020), Kleiman (2014), entre outros autores. Acreditamos que as perspectivas que relacionam, no âmbito da educação infantil e juvenil, as potencialidades das imagens, conforme ressaltado por Mitchell (2015), funcionam tanto como possibilidade de fruição artística quanto estratégias para aquisição de leitura literária.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Língu@ Nostr@

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.