A leitura de imagens do “Maluquinho” de Ziraldo (2014) como estratégia de motivação ao letramento literário

Autores/as

  • Antonio Ismael Lopes de Sousa Universidade Federal do Maranhão image/svg+xml
  • Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho Universidade Estadual do Maranhão image/svg+xml
  • Maria Sousa Santos Universidade Estadual do Maranhão image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.29327/232521.8.2-12

Palabras clave:

Leitura de Imagens, Estratégia, Letramento Literário, Multiletramentos, Educação

Resumen

Este artigo apresenta a leitura de cinco imagens extraídas do livro O Menino Maluquinho, do escritor Ziraldo (2014), como sugestão estratégica para a atividade que Cosson (2019, 2020) denomina como sendo de motivação ao letramento literário. Além disso, com o intuito de ampliar as alternativas com o uso de imagem do livro, contemplamos abordagens em letramentos e multiletramentos, multimodalidade, literatura e educação. Para atender a esse propósito, buscamos suporte nos estudos de Zilberman (2012), Lajolo (2002, 2018), Rojo e Moura (2019), Rojo (2009, 2012), Cosson (2019, 2020), Kleiman (2014), entre outros autores. Acreditamos que as perspectivas que relacionam, no âmbito da educação infantil e juvenil, as potencialidades das imagens, conforme ressaltado por Mitchell (2015), funcionam tanto como possibilidade de fruição artística quanto estratégias para aquisição de leitura literária.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2022-04-20

Número

Sección

Artigos - Dossiê