A leitura de imagens do “Maluquinho” de Ziraldo (2014) como estratégia de motivação ao letramento literário
DOI:
https://doi.org/10.29327/232521.8.2-12Palabras clave:
Leitura de Imagens, Estratégia, Letramento Literário, Multiletramentos, EducaçãoResumen
Este artigo apresenta a leitura de cinco imagens extraídas do livro O Menino Maluquinho, do escritor Ziraldo (2014), como sugestão estratégica para a atividade que Cosson (2019, 2020) denomina como sendo de motivação ao letramento literário. Além disso, com o intuito de ampliar as alternativas com o uso de imagem do livro, contemplamos abordagens em letramentos e multiletramentos, multimodalidade, literatura e educação. Para atender a esse propósito, buscamos suporte nos estudos de Zilberman (2012), Lajolo (2002, 2018), Rojo e Moura (2019), Rojo (2009, 2012), Cosson (2019, 2020), Kleiman (2014), entre outros autores. Acreditamos que as perspectivas que relacionam, no âmbito da educação infantil e juvenil, as potencialidades das imagens, conforme ressaltado por Mitchell (2015), funcionam tanto como possibilidade de fruição artística quanto estratégias para aquisição de leitura literária.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Língu@ Nostr@

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.