Consciência fonológica na Educação Infantil: diálogos com estudos que respaldam a importância da estimulação para o processo futuro de alfabetização

Autores

  • Neiva Terezinha da Rosa Universidade do Estado de Santa Catarina image/svg+xml
  • Silvana Cóta Universidade do Estado de Santa Catarina image/svg+xml
  • Dalva Maria Alves Godoy Universidade do Estado de Santa Catarina image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.29327/232521.9.1-19

Palavras-chave:

Consciência Fonológica, Educação Infantil, Programas de Estimulação

Resumo

O presente artigo se propôs a identificar e analisar as publicações de artigos científicos, que abordam a temática de estimulação da consciência fonológica na Educação Infantil publicados entre os anos de 2010-2020, na modalidade de propostas de intervenção, na qual foram utilizados os seguintes descritores para realizar a pesquisa: Consciência Fonológica. Educação Infantil. Programas de Estimulação. Após aplicação dos critérios de exclusão e inclusão, 07 artigos foram selecionados, sintetizados e analisados pelas autoras, com a pretensão de dialogar e contribuir com o tema. Verificamos que as pesquisas estavam correlacionadas com outros fatores além da consciência fonológica. O estudo revelou a escassez de pesquisas, bem como desvelou a importância e continuidade de estudos com a temática, visto que os programas se mostraram eficazes, quando realizados por um tempo maior. Outro achado do estudo foi a diversidade de profissionais que se ocupam das pesquisas, o que revela a importância da temática, pouco explorada ainda nesta modalidade de pesquisa na realidade brasileira. As pesquisas revelam que quanto maior o tempo de estimulação, de acordo com a faixa etária das crianças, há um desenvolvimento maior das habilidades de consciência fonológica, dessa forma se fazem importantes os programas de estimulação/intervenção com as perspectivas teóricas relacionadas às práticas pedagógicas antes do início da alfabetização.

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Publicado

2022-12-19

Edição

Seção

Artigos - Dossiê