Consciência fonológica na Educação Infantil: diálogos com estudos que respaldam a importância da estimulação para o processo futuro de alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.29327/232521.9.1-19Palavras-chave:
Consciência Fonológica, Educação Infantil, Programas de EstimulaçãoResumo
O presente artigo se propôs a identificar e analisar as publicações de artigos científicos, que abordam a temática de estimulação da consciência fonológica na Educação Infantil publicados entre os anos de 2010-2020, na modalidade de propostas de intervenção, na qual foram utilizados os seguintes descritores para realizar a pesquisa: Consciência Fonológica. Educação Infantil. Programas de Estimulação. Após aplicação dos critérios de exclusão e inclusão, 07 artigos foram selecionados, sintetizados e analisados pelas autoras, com a pretensão de dialogar e contribuir com o tema. Verificamos que as pesquisas estavam correlacionadas com outros fatores além da consciência fonológica. O estudo revelou a escassez de pesquisas, bem como desvelou a importância e continuidade de estudos com a temática, visto que os programas se mostraram eficazes, quando realizados por um tempo maior. Outro achado do estudo foi a diversidade de profissionais que se ocupam das pesquisas, o que revela a importância da temática, pouco explorada ainda nesta modalidade de pesquisa na realidade brasileira. As pesquisas revelam que quanto maior o tempo de estimulação, de acordo com a faixa etária das crianças, há um desenvolvimento maior das habilidades de consciência fonológica, dessa forma se fazem importantes os programas de estimulação/intervenção com as perspectivas teóricas relacionadas às práticas pedagógicas antes do início da alfabetização.
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