Índices de leiturabilidade e os textos didáticos: uma questão a ser discutida
DOI:
https://doi.org/10.29327/232521.9.1-24%20Keywords:
Leitura, Leiturabilidade, Texto didáticoAbstract
O presente artigo tem como objetivo discutir a adequação de textos presentes em livros didáticos do 5° ao 9° ano do ensino fundamental a partir de índices de Leiturabilidade obtidos para cada texto. A aprendizagem da leitura é um dos grandes desafios que a escola enfrenta e existem vários estudos que apontam para os mais diversos aspectos que envolvem a leitura e o leitor. Dentre eles, destacamos o nível de dificuldade dos textos didáticos, por ser uma questão ainda pouco levantada no Brasil. Nesta perspectiva, a pergunta de pesquisa que fazemos é a seguinte: os textos presentes nos livros didáticos produzidos para alunos do 5° ao 9° ano estão adequados a estes anos escolares? O objetivo é aferir o nível de Leiturabilidade presente nos textos, bem como avaliar qualitativamente seus aspectos formais. Para medir este nível de Leiturabilidade, foram selecionados três textos de diferentes livros didáticos da mesma disciplina para cada ano escolar. Para a medição, foi utilizado a ferramenta “Coh-Metrix-Port”, desenvolvida por Scarton e Aluísio (2010), baseada na ferramenta original “Coh-Metrix”, criada para textos em língua inglesa. Os resultados apontam para uma grande distância entre o ano escolar em que os alunos estão e o texto que eles encontram nos livros didáticos, pois a maioria dos textos alcançam níveis que os classificam entre textos para o ensino médio e até ensino superior. Investigações mais profundas precisam ser feitas para verificar até que ponto textos didáticos podem ser um obstáculo para a aprendizagem da leitura e da aprendizagem de um modo geral.
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