Fluência em leitura oral como avaliação diagnóstica de leitura de estudantes do 6º ano
DOI:
https://doi.org/10.29327/232521.9.1-25%20Palavras-chave:
Diagnóstico de leitura, Fluência em leitura oral, Leitura em voz alta, Perfil de leitorResumo
Este estudo apresenta resultados da avaliação diagnóstica de leitura de estudantes do 6º ano do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP-UFS). A pesquisa está baseada no arcabouço teórico do modelo de leitura estabelecido por Machado (2018), o qual concebe a leitura no processamento da automaticidade na decodificação da palavra escrita, da compreensão leitora e do monitoramento da compreensão. O objetivo foi realizar a avaliação diagnóstica da leitura por meio de um teste de fluência em leitura oral, identificar o perfil leitor e contribuir para os estudos de avaliação de leitura. Seguimos o método Curriculum-Based Measurement (DENO, 2003), o qual propõe analisar processos de leitura em um minuto de leitura em voz alta. A coleta de leitura ocorreu por meio do teste de fluência em leitura oral que consiste na gravação da leitura em voz alta do participante em um ambiente reservado e de modo individual (MACHADO, 2018). Participaram da pesquisa 55 estudantes e foram identificados três perfis de leitor. O padrão de comportamento de leitura demonstra que, apesar de estar nos anos finais do ensino fundamental, ainda há leitores que não têm automaticidade na decodificação. Os resultados mostram que o teste de fluência em leitura oral possibilita avaliar a automaticidade na decodificação e fornece dados que dão pistas sobre a compreensão da a leitura do texto.
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